Com a virada do ano de 2024, os Maristas de Champagnat dão início a um período muito especial de celebração. Isso porque este ano marca o Centenário do nascimento do Irmão Basílio Rueda. Um homem de palavra, ação e afeto, cuja dedicação foi essencial para a história do Instituto Marista.

De acordo com o Ir. Charles Howard, autor do poema “Apóstolo em nosso mundo Marista”, a voz do Ir. Basílio era a de um profeta:

“Atento a uma profunda renovação da vida espiritual, ele dava o exemplo com sua própria união a Deus que lhe assegurava unidade, integridade, simplicidade e humildade, características da tradição marista e do Fundador”. Ir. Charles Howard

Vida e obra do Ir. Basílio Rueda

Basílio Rueda Guzmán nasceu no dia 16 de outubro de 1924, em Acatlán de Juarez, Jalisco, México. Ingressou na Casa de Aspirantes Maristas em 23 de julho de 1942. E desde então, dedicou sua vida à servir à Deus, do jeito de Maria, dando continuidade à obra de Marcelino Champagnat.Além disso, em 24 de setembro de 1967, foi eleito o 9º Superior Geral do Instituto Marista. Durante seu generalato, procurou principalmente renovar a vida religiosa Marista à luz do Concílio Vaticano II. Posteriormente, ao final do segundo mandato como Superior Geral, em 1985, retornou ao México, onde exerceu o cargo de mestre de noviços, em Tlalpán, localizada na Cidade do México.Após uma vida de entrega à missão, o Ir. Basílio Rueda voltou à casa do Pai em 21 de janeiro de 1996. Faleceu na Cidade do México.

Exemplo que continua a inspirar

Finalmente, mesmo depois de sua morte, o Ir. Basílio Rueda continuou presente como uma inspiração de santidade. Muitas pessoas deram seus testemunhos, dizendo que rezavam em sua memória e lhe faziam pedidos diariamente. Dessa forma, ele passou a ser considerado mais um intercessor no céu.

Tendo em vista a fama de santidade que foi crescendo, então, o Conselho Geral decidiu dar início a sua causa de canonização, em 5 de junho de 2002. O processo de canonização segue em andamento.

A saber, em reconhecimento aos anos de dedicação à obra Marista e aos ensinamentos partilhados em diversas regiões do mundo, a Igreja já o proclamou Servo de Deus.Leia também>>>  Ir. Basílio Rueda: relatos sobre amizade, esperança e compreensão>>> Ir. Basílio Rueda: um homem universal, líder educativo e Irmão entre seus Irmãos

>>> Ir. Basílio Rueda: El pensamiento roblesiano sobre el problema del conocimiento