Conheça as origens, inspirações e os trabalhos realizados pelo Laboratório Irmão Francisco Rivat. Atividades acontecem desde 2014 e foram inspiradas por uma visita.

Origem do Laboratório

Em 2011, após a visita do Irmão André Lanfrey, da França, à Província Marista Brasil Centro-Sul, houve a inspiração inicial para estudos sobre o Irmão Francisco Rivat. Atividades que se desdobram até hoje em frentes de trabalho, lideradas por membros da PMBCS com o Laboratório de Estudos Irmão Francisco Rivat, sediado na PUCPR.

O Irmão Lanfrey foi um dos primeiros a destacar a importância do Irmão Franciso como secretário e primeiro sucessor do Padre Champagnat à frente do Instituto. Sua pesquisa abriu a perspectiva dos estudos do Irmão Francisco para os criadores do Laboratório. Isso incentivou o grupo a começar o estudo da vida e da obra de Francisco, em especial seus cadernos pessoais, que ainda são inéditos.

Francisco Rivat

O primeiro Superior Geral Marista após São Marcelino Champagnat sempre atraiu interesse pela trajetória de vida. Ele teve a responsabilidade e missão de dar continuidade ao Instituto após o falecimento de Champagnat. Em seu governo a Congregação Marista cresceu em número de Irmãos e de escolas. Suas circulares, cartas e cadernos pessoais ajudaram a sistematizar a Espiritualidade Marista.

Atividades do Laboratório

Depois da visita do Irmão Lanfrey três anos antes, em 2014 aconteceu a criação oficial do Laboratório de Estudos Ir. Francisco Rivat. A ação tem parceria entre o Instituto Ciência e Fé, da PUCPR, com a Organização Religiosa da Província.

Compõem o grupo Fabiano Incerti, Pró-reitor de Missão, Identidade e Extensão da PUCPR, Angelo Ricordi e João Luis Fedel Gonçalves, especialistas de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS, Juliana Vermelho, professora da PUCPR, e Douglas Borges, da Diretoria de Identidade Institucional da PUCPR. E com a assessoria dos Irmãos Carlos Wielganczuk, Afonso Levis e Ivo Strobini.

Posteriormente, o Ir. Lanfrey foi novamente convidado pela Província para estar três meses com o grupo e aprofundar os estudos sobre o Ir. Francisco. Além disso, ministrou formações para outros grupos e foi palestrante nas Oficinas do PHEM.

Linha do tempo

Em 2015, ocorreu a publicação do Caderno Ciência e Fé, “Descobrindo o Irmão Francisco Rivat – Vida, Espiritualidade e Governo”. No ano seguinte, 2016, o Irmão Lanfrey ficou durante 2 meses para novos trabalhos e reuniões semanais com o Laboratório. Em 2017, mais uma publicação é feita, com o livro “Mística, Sabedoria e Autoridade no Século XIX: Estudos sobre o Irmão Francisco, Primeiro Superior Geral dos Irmãos Maristas”. No mesmo ano, o Irmão Lanfrey participou de seminários sobre as cartas do Irmão Francisco Rivat.

Em 2019, houve mais uma oficina do PHEM, desta vez sobre o livro “Mística e Sabedoria”, que aborda o papel dos primeiros Superiores Gerais do Instituto para a sua consolidação.

Posteriormente, em 2020, foi realizado o 1º Colóquio Internacional do Laboratório de Estudos Ir. Francisco Rivat, na PUCPR. Com o tema Mística do Cotidiano: Uma abordagem histórico-teológica. Assim, também nesse ano, houve a publicação do artigo “Entre a mística e a filosofia: A leitura e a escrita na vida e na obra do Irmão Francisco Rivat”, publicada na Revista Teoliterária da PUC-SP.

Logo depois, em 2021, a Oficina do PHEM abordou “O processo de sucessão do Padre Champagnat” e “A espiritualidade do Irmão Francisco como fundamento da identidade institucional Marista”. No ano seguinte, a Oficina abordou a “Espiritualidade, gestão e liderança no Irmão Francisco”.

Também aconteceu a criação de um projeto de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Filosofia chamado “Entre a Mística e a Filosofia: Vida e obra do Irmão Francisco Rivat no contexto das práticas de si”.

Cadernos do Ir. Francisco

Os cadernos escritos pelo Irmão Francisco são um dos objetos de estudo do Laboratório. Eles são parte importante da produção literária dele e são anotações pessoais feitas. O material é mantido em 22 pequenos cadernos manuscritos, que estão nos Arquivos do Instituto Marista, em Roma. Esses cadernos estão divididos em duas partes: a primeira são escritos espirituais, os cadernos de 301 a 313. Esses escritos vão de 1819, quando ele tinha apenas 11 anos, até 1879, um ano antes do falecimento. João Fedel, especialista de Identidade, Missão e Vocação, afirma que o material “contém anotações pessoais, notas de retiros e conferências, reproduções e resumos de livros de espiritualidade lidos por Francisco, orações, listas, horários, anotações da viagem a Roma, entre outros”.

Na sequência, a segunda parte do material, que vai dos cadernos 314 a 322, aborda temas como geografia, matemática, química, propriedades das plantas, fórmulas medicinais, regras de higiene e outros variados assuntos. Com autorização do Conselho Geral do Instituto, o Laboratório assumiu a edição crítica dos cadernos 301 a 305. “Com o tempo, espera-se ter a riqueza desse material publicado oficialmente para uso de pesquisadores do patrimônio Marista”, conclui João.

Cartas

Além dos cadernos escritos, o Ir. Francisco também escreveu um total de 699 cartas, na maioria direcionadas a outros Irmãos. O Ir. Francisco, de maneira a conseguir acompanhar o andamento das atividades, se comunicava por cartas com os Irmãos espalhados por outras localidades. Nestas cartas, eram geralmente discutidos três assuntos principais:

Primeiramente, notícias do próprio Instituto e acompanhamento das escolas; Em segundo lugar, o cuidado com a vocação dos Irmãos; Por último, a espiritualidade Marista.”

Em primeiro lugar, o Irmão Paul Sester organizou as cartas originais em dois volumes no ano de 1996. O primeiro volume é no período de 1841 a 1852 e o segundo entre 1853 e 1862. Pouco depois, os Irmãos Carlos Wielganczuk e Afonso Levis estão trabalhando no processo de tradução e revisão das cartas. “Segundo o Irmão André Lanfrey, nestes documentos podemos perceber em Francisco um grande mestre espiritual, que se mostra realista diante das dificuldades enfrentadas pelos Irmãos. Sem deixar de apontar para o caminho da mística e do encontro profundo com Deus”, de acordo com Angelo Ricordi, especialista de Identidade, Missão e Vocação.

Vale ressaltar que, a partir do estudo das cartas, o Irmão Francisco se provou uma pessoa com múltiplos interesses e curiosidades. Há registros nos cadernos com anotações sobre religiosidade, botânica, medicamentos, informações sobre o clima, ventos, receitas e criptografia. É uma fonte de informação sobre o ensinamento do Padre Champagnat. Portanto, como resultado, os seus escritos revelam um homem místico, com uma visão muito rica da espiritualidade Marista.

Atividades e perspectivas

A saber, o grupo de especialistas que se dedica ao Laboratório se reúne periodicamente a cada quinze dias. Nas reuniões, eles se dedicam ao estabelecimento dos cadernos e cartas do Ir. Francisco. Portanto, o caderno 301 é o primeiro volume que será apresentado. Todo o material está em francês e foi digitalizado para os estudos. As versões originais se encontram nos arquivos do Instituto.

Dessa forma, a proposta do grupo é de que ocorra a reunião de toda a obra produzida pelo Irmão Francisco. Além disso, que após o estabelecimento, ocorra o estudo dos cadernos e cartas escritos por ele.

Cátedra sobre o Irmão Francisco

Assim também, está em fase de estabelecimento, para começo no segundo semestre de 2023, de uma cátedra sobre o Ir. Francisco Rivat. Para Fabiano Incerti, pró-reitor de Missão, Identidade e Extensão da PUCPR, “a expectativa é que a Cátedra, além do estabelecimento da obra do Ir. Francisco Rivat, realize workshops, seminários, jornadas, conferências, mesas redondas, colóquios, estudos, projetos e publicações”. Ademais, Fabiano também afirma que “na medida em que as parcerias se intensifiquem, a tendência é que os estudos maristas não só ganhem em abrangência, mas também em qualidade e em profundidade”.

A saber, para o futuro próximo, ainda haverá a publicação dos Seminários do Ir. Lanfrey sobre as cartas do Ir. Francisco. Bem como o estabelecimento e a publicação dos cadernos 301 e 302 em francês e português. Além do cadastro do Laboratório no CNPQ, para a formalização de grupos de estudos sobre o Patrimônio Histórico e Espiritual Marista.

Confira, em vídeo, uma linha do tempo de todos os trabalhos realizados pelo Laboratório de Estudos Irmão Francisco Rivat: