No dia 12 de março será inaugurado em Itapejara D’Oeste, sudoeste do Paraná, o Centro Marista de Juventudes (CMJ). A inauguração do espaço é um ato importante na promoção do trabalho Marista com os jovens, tanto na região sudoeste do Paraná quanto para o trabalho com os jovens da PMBCS.

Marista em Itapejara

A atuação Marista em Itapejara D’Oeste vem de antes da criação do Centro Marista de Juventudes. Os primeiros Irmãos chegaram ao município em 1968, convidados a administrar a Escola Estadual Irmão Isidoro Dumont. Os Irmãos administraram a escola durante décadas, juntamente ao governo estadual. Além de terem feito a administração do Centro Social Marista, espaço onde atualmente será o Centro Marista de Juventudes. A missão Marista, de diferentes formas, segue atuante em Itapejara D’Oeste.

“Podemos dizer que a cidade cresceu e se desenvolveu junto com a presença Marista. Muitos dos moradores estudaram e se formaram nos nossos espaços e é belo contemplar como a cidade tem apreço por nós Irmãos e com toda missão que desenvolvemos na cidade”, afirma o Ir. Bruno Marcondes, diretor do CMJ.

Expectativas

As expectativas para o trabalho com a comunidade e os jovens são grandes. Além do histórico de participação da comunidade com os Irmãos Maristas, na intenção de oferecer espaços e projetos que agreguem na experiência pessoal, vocacional e profissional, principalmente dos jovens. Ana Cappellesso, coordenadora do CMJ, afirma que “queremos ver as pessoas da comunidade adentrarem aqui e ressignificar o olhar para cada espaço, ao carisma Marista que é tão forte nesta cidade”.

O Ir. Bruno relembra que no espaço do CMJ já acontecem atividades da Pastoral Juvenil Marista e do projeto Jovencializando, que promovem o protagonismo dos jovens e suas habilidades. “Temos o intuito de seguir com ambos os projetos e iniciar outros, trazendo como fio norteador o aspecto vocacional. Temos tudo para fazer um grande trabalho, primeiro de acolhida e depois de formação”, ressalta.

Inauguração

No dia 12 de março, em um evento especial, o Centro Marista de Juventudes inaugura-se. O evento contará com autoridades locais, eclesiais, sociais e também com representantes Maristas. O Irmão Bruno afirma que é importante também a presença do público alvo do Centro já em sua inauguração. “Contamos sobretudo com a participação dos jovens da cidade, haja vista que o espaço foi sonhado com e para eles,  inclusive temos a intenção de que eles conduzam a inauguração”, conclui.

Objetivos

O objetivo traçado por quem conduz o Centro Marista de Juventudes é ser referência em juventude e vocação. “Queremos ajudar os jovens na descoberta de si mesmos, para que vejam um mundo de possibilidades”, conclui Ana Cappellesso. Além do uso do espaço para a formação de jovens, outro objetivo é o uso dele para outros eventos, sejam eles formativos, celebrativos ou corporativos. O Ir. Bruno destaca que “por ser um espaço amplo, temos espaço para sediar encontros da região e da Província, espaço para reunião e co-working, salas e salão para locação. E para além de outros espaços, temos a capela que pode ser utilizada para celebrações e cerimônias”.