Proporcionando experiências e vivências sobre o carisma e a missão marista, aconteceu entre os dias 8 e 12 de maio, em Florianópolis,  o Vivemar 2023. O evento contou com a participação de 52 pessoas, que puderam aprofundar os conhecimentos e experiências sobre o carisma Marista.  

O Vivemar é um projeto da Diretoria de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS. A experiência tem como objetivo proporcionar aos colaboradores maristas uma formação sobre o carisma de São Marcelino Champagnat. Um mergulho na espiritualidade e um impulso para a vivência da vocação laical. Acontece uma imersão na essência da obra que Champagnat iniciou e a qual nos chama a dar continuidade. 

Um dos organizadores do evento, Irmão Ronaldo Luzzi acredita que “esse reconhecimento de si, de fazer parte de uma comunidade que é maior do que a pessoa mesma e de estarmos todos conectados com Deus, que nos irmana num objetivo comum, é um grande objetivo do Vivemar”. 

Experiências para a vida

Para Marcus Vinicius Cadide de Souza, da FTD Educação, o Vivemar teve mudanças importantes. Tais mudanças separadas em uma dimensão pessoal e outra dimensão do trabalho. Quanto à dimensão pessoal, ele viu um reencontro com a própria fé durante os dias de evento. Já em relação à dimensão do trabalho, com o encontro de colaboradores de diversas partes. “A gente compreende como tem um pedacinho de trabalho de cada um, que faz essa missão ser tão gigante do jeito que ela é. Isso realmente me chamou bastante atenção”, conclui. 

Lilian Paula Vivan Popkievicz, do Colégio Marista São Francisco, de Chapecó, descreve a experiência vivida em Florianópolis como um encontro com ela mesma e com Deus. “Foi essa mudança que acredito que principalmente aconteceu comigo, que foi me reconhecer, me perceber. E, nesse mergulho, encontrar Deus dentro de mim”. 

Na visão de Lilian, para ela, além da mudança interna, haverá mudanças quanto às práticas cotidianas no trabalho e na vida com os valores maristas em mais evidência, “com muito mais fervor, talvez, por compreender que Jesus é a nossa essência, o nosso pilar, a nossa base que nos sustenta”, afirma. 

Marcus acredita que todos os colaboradores maristas deveriam participar do Vivemar, por mudar a visão, o sentimento e dar conhecimentos a todos que participam, além da consciência de saber o significado do trabalho que está sendo feito pela instituição Marista. “A partir daqui, dessa experiência, eu vou ter muito mais empenho do ponto de vista de saber qual o objetivo do meu trabalho, como está chegando isso na sociedade”. 

Além disso, o Ir. Ronaldo acredita no poder transformador que as atividades tiveram, através das experiências proporcionadas “de uma forma muito simples, singela, mas de muita vivência e com dinamizações que auxiliam nesse processo todo”. 

 2ª edição do Vivemar 2023 já tem data marcada

Ademais, com o retorno das atividades presenciais, pós-pandemia, o Vivemar volta a contar com duas edições anuais. A saber, a próxima edição se realizará em setembro, entre os dias 18 e 22, em Florianópolis. Posteriormente, os colaboradores da PMBCS interessados em participar poderão consultar os respectivos gestores para estarem presentes.