Entre os dias 17 e 19 de outubro, jovens, Irmãos Maristas e Leigos puderam desfrutar de mais uma edição do Conexão Vocacional Marista, na cidade de Itapejara D’Oeste (PR). 

Em síntese, o Conexão Vocacional é um encontro destinado aos adolescentes, jovens e adultos que já estão sendo acompanhados para a vida religiosa. Momento de aprofundar as temáticas vocacionais e o carisma de São Marcelino Champagnat. Bem como de realizar, juntos, um gesto concreto de solidariedade para a comunidade.

A saber, a atividade tem como objetivos: apresentar o Irmão Marista desde as origens; promover reflexão sobre a vocação Marista; e tornar conhecidos os referenciais Maristas a partir de Jesus, Maria e a missão na Igreja. 

Volnei Sevenhani, coordenador de Animação Vocacional da PMBCS, explica que as ações junto aos vocacionados giram em torno de quatro temas formativos: Rosey, La Valla, Montagne e L’Hermitage. A cada ano, um deles é o foco. Dessa forma, jovens que já tenham participado de encontros anteriores também podem aproveitar novas informações. 

Atualmente, a equipe de Animação Vocacional da Província acompanha 36 vocacionados. 

Conexão Vocacional - Itapejara D'Oeste

Olhar com carinho para o Projeto de Vida

Durante os dias de programação, o Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, destacou o significado desse encontro:

“Quais 12 Apóstolos, 12 jovens de 9º Ano e do Ensino Médio estão reunidos em Itapejara d’Oeste, PR, para uma sessão presencial de discernimento vocacional em torno do tema ‘Rosey — as origens que florescem’. Durante a experiência, eles têm a oportunidade de estar mais próximos e de conviver com um grupo de Irmãos e Leigos e com isso aprofundar o Projeto de Vida”.   

Além disso, de acordo com o Ir. Benê, vale ressaltar a importância do testemunho de vida. “A vitalidade da Província nasce da experiência de testemunhar aos jovens que Vale a pena ser Irmão Marista e se manifesta por nossa fidelidade pessoal, pela fecundidade apostólica, vida fraterna em comunidade e pelo despertar das vocações”, afirma.

Conexão Vocacional - Itapejara D'Oeste

>>> Saiba mais sobre a vocação dos Irmãos Maristas.