Entre os dias 25 e 30 de outubro, o Conselho Regional da Região América Sul (RAS), juntamente com o Conselheiro Link da Região, Ir. Óscar Martin, se encontraram na Vila Marista (Casa de Boraceia), da PMBCS, para reunião presencial anual. 

Vale ressaltar, que o Conselho Regional da Região América Sul, é composto pelo Ir. Benê Oliveira (PMBCS), Ir. José de Assis (PMBCN), Ir. Deivis Fischer (PMBSA), Ir. Raúl Schönfeld (PCDS), Ir. Páblo Gónzalez (PSMA)  

O encontro, que teve como objetivo discutir pautas estratégicas para o fortalecimento dos projetos e da identidade regional, teve sua agenda dividida em três momentos.  

Primeiro momento 

Na sexta-feira (27), no primeiro dia do encontro, foram debatidos os temas da Reconfiguração Canônica do Instituto e sobre o estudo de viabilidade para um Postulantado Único no Brasil Marista. 

O Ir. Óscar Martin apresentou uma síntese dos principais desafios enfrentados pelo Instituto Marista e pela Região América Sul, além uma visão sobre as principais conquistas e avanços já alcançados nos últimos anos.  

Acompanhe o conteúdo completo aqui! 

Segundo momento 

No segundo dia do encontro, no sábado (28), os temas tratados foram a Caminhada do Noviciado Regional Champagnat, em Cochabamba, o status do desenvolvimento dos programas, projetos, equipes e redes regionais e o Orçamento 2024. 

Na ocasião, Leonardo Soares, Secretário Executivo da Região, apresentou o status do desenvolvimento dos programas, projetos, equipes e redes regionais. 

Saiba mais! 

Terceiro momento 

O último dia de encontro, no domingo (29), foi marcado pelo encontro Conselho Regional da Região América Sul com o Conselho Regional da Região Arco Norte, o Conselheiro Link da Região Arco Norte, Ir. João do Prado e o Vigário-Geral do Instituto, Ir. Luis Carlos Gutierrez, para a reflexão e encaminhamento de temas importantes para a ambas as Regiões e que estão sob a responsabilidade da Conferência Americana de Provinciais (CAP).  

Os Irmãos Provinciais refletiram sobre a caminhada percorrida pela CAP e os novos desafios e realidades emergentes, que surgem no processo de fortalecimento das Regiões Maristas. 

Por fim, o encontro também se aprofundou nos encaminhamentos para a realização do Itinerário de Formação e Preparação para os Irmãos de Votos Perpétuos e a programação para o encontro de Provinciais, que ocorrerá em março de 2024, em L’Hermitage. 

A saber, a Região América Sul é uma estrutura de colaboração, solidariedade e interdependência entre as 5 Províncias Maristas na América do Sul. 

Leia na íntegra! 

Confira o Boletim Informativo nº 3 da Região América Sul aqui