Nos dias 14 e 15 de fevereiro, no Centro Cultural de Brasília, em Brasília (DF), aconteceu a 19ª Assembleia Geral Ordinária da União Marista do Brasil (UMBRASIL), que teve por objetivo dialogar e deliberar sobre os projetos do Brasil Marista.

Com a presença de 21 representantes, divididos entre as Províncias do Brasil Marista e sob o tema: “Cuidar e gerar vida Marista”, a abertura contou com a acolhida do Ir. José Aderlan, novo coordenador da Área de Identidade, Missão e Vocação da UMBRASIL, convidando a todos para o momento orante, saudando Nossa Senhora Aparecida.

Irmão Deivis Fischer é eleito presidente do Conselho Superior da UMBRASIL

Na sequência, o evento contou com a indicação e posse do novo Presidente do Conselho Superior da UMBRASIL. Anteriormente o Irmão Benê Oliveira ocupava o cargo e agora a presidência será conduzida pelo Ir. Deivis Fischer.

O Conselho Superior da UMBRASIL é composto por: Ir. José Assis Elias de Brito, Ir. Adalberto Batista Amaral, Ir. Lúcio Gomes Dantas, Ir.Davi Nardi, Ir. Márcio Henrique Ferreira da Costa, Ir. José Augussto Junior, Ir. Iranilson Correia de Lima, Ir. Antônio Benedito de Oliveira , Ir. Anacleto Peruzzo, Ir.  Délcio Afonso Balestrin, Ir. Rogério Renato Mateucci, Ir. Vanderlei Siqueira dos Santos, Ir. Miguel Fernandes Ribeiro, Ir. Ronaldo Luzzi, Ir. Deivis Alexandre Fischer, Ir. Dionísio Roberto Rodrigues, Ir.  Manuir José Mentges, Ir. José Carlos da Silva Bittencourt, Ir. Miguel Antonio Orlandi e Ir. Danilo Correia Bezerra.

Formações

No primeiro dia, foi realizado o Painel Liderança Profética Servidora: a Vocação que grita, e contou com a presença do Pe. Vilson Groh. O padre é um empreendedor social, que fez a opção pelos pobres e pelas juventudes. Vive nas comunidades dos morros em Florianópolis há quase 40 anos. Ao olhar a juventude e os rostos dos empobrecidos, dos sem teto, dos que sofrem de preconceito, em vez de problema, o padre Vilson Groh enxerga solução. E conduziu o painel a partir desse valioso capital social, “a exemplo de Jesus, temos que usar a educação e o trabalho como estímulo a levantar e andar. Faço aqui um convite a realizar sonhos e derrubar os muros da desigualdade”, falou.

No segundo dia, o Painel: Cenários e conjuntura da Educação Brasileira: uma nova perspectiva, contou com Luiz Roberto Liza Curi, Conselheiro e Presidente do Conselho Nacional de Educação. Curi relatou os principais cenários nacionais da Educação Básica e da Educação Superior no Brasil, citando os desafios, “a educação brasileira teve avanços estruturais no campo da oferta e cobertura de vagas, mas elas não se traduzem no campo da aprendizagem. O nosso desafio no campo da aprendizagem é imenso”, constatou.

Apresentação dos projetos, balanço e orçamento 2022/2023

Após a explanação, por parte dos assessores da UMBRASIL, sobre os projetos realizados em 2022, Leonardo Soares, Secretário Executivo da UMBRASIL apresentou o balanço de 2022, composto pelas propostas iniciais, as aprovadas e as executadas. Finalizado o exercício, os membros do Conselho Fiscal deram parecer favorável aos resultados do ano anterior e validaram o Orçamento 2023, constatando o alinhamento ao novo Planejamento Estratégico da UMBRASIL 2023/2025.

Novo Planejamento Estratégico e reestruturação da UMBRASIL

A partir da Assembleia, a UMBRASIL inicia uma nova configuração. A área de Missão e Gestão, a área de Vida Consagrada e Laicato, as Assessorias de Representação Institucional e de Comunicação foram desfeitas e passam a integrar 3 novas frentes: Identidade, Missão e Vocação; Organização Religiosa e Cooperação e Boas Práticas. A mudança objetiva maior estratégia e foco na Vida Consagrada e Laicato (Brasil Marista e Região América Sul), na Gestão e Estratégia de Patrimônio, Proteção Jurídica e Societária e na construção de redes internacionais mais potentes.

Para esse momento de sua história, a UMBRASIL está de casa nova!

Conheça a nova sede da UMBRASIL!

Rede Integrada de Educação Básica do Brasil Marista

Irmão Natalino Souza e June Cruz, presidente do CAD e superintendente da Rede Integrada, respectivamente, apresentaram aos Irmãos o status de desenvolvimento da Rede, o avanço da estrutura organizacional, a decisão em relação ao nome que substituirá Rede Integrada de Educação Básica do Brasil Marista e por fim, validaram o orçamento da governança da Rede para 2023.

Região América Sul

Leonardo Soares, que é também Secretário Executivo da Região América Sul, aproveitou o momento na Assembleia para trazer os principais pontos que serão dialogados em Cochabamba, na Assembleia Regional da Região América Sul, entre os dias 18 e 24 de março. A Região também está em fase de atualização do Planejamento Estratégico, reestruturando-se em 3 macro áreas: Vida Marista, Serviços Institucionais e Missão Marista.

Participação da Diretoria da CRB

A celebração eucarística, bem como a confraternização realizada no dia 14, contou a presença da Diretoria da Conferência dos Religiosos do Brasil. A Irmã Ir. Eliene Oliveira Barros (Nossa Senhora do Carmo do Bom Pastor), presidente da CRB, falou sobre a alegria do convite e a importância do fortalecimento desses laços. Para a Irmã, estar com os maristas é um compromisso de fraternidade. Estiveram presentes ainda a Ir. Maria José Barbosa dos Santos – Beneditinas Divina Providência, a Ir. Silvânia Aparecida Pereira – Servas da Santíssima Trindade, o Frei Clézio Menezes dos Santos – Frades Menores Capuchinhos. O Brasil Marista está representando na Diretoria da CRB, na atuação do Ir. José de Assis de Brito, provincial da Província Marista Brasil Centro-Norte.

Lançamento volumes II e III da coleção sobre a vida do Ir. Basílio “Um Homem de Deus”

A Assembleia contou com o lançamento, em primeira mão, dos volumes II e III da coleção sobre a vida do Ir. Basílio “Um Homem de Deus”. O Irmão Basílio Rueda é lembrado como um homem universal que percorreu diversos países e, com coração atento, proferiu palestras e pregou retiros aos mais variados públicos, de bispos a operários. O lançamento tem como finalidade oferecer ao público uma fonte original e direta de pesquisa que permita a estudiosos e interessados conhecer a vida e o pensamento de Ir. Basílio Rueda.

Acesse o lançamento aqui!

Caminhar como Família Global

O secretário executivo da UMBRASIL, Leonardo Soares, destacou a importância das deliberações da assembleia para o futuro da missão Marista, “é um momento de evidenciar a responsabilidade que trazemos nas nossas mãos, mãos cheias de esperança e fé que tem cultivado há mais de 200 anos a nossa missão. A UMBRASIL se alegra em poder dar visibilidade, viabilidade e implementação ao nosso sonho de construir redes para o Brasil Marista, Região América Sul e Instituto”.

A Assembleia Geral Ordinária da UMBRASIL ocorre anualmente e, além de apresentar os projetos para o ano vigente e futuro, é também um momento que promove a fraternidade entre os Irmãos Maristas.