Durante os dias 19 e 22 de março, foi realizado o primeiro módulo do Curso Hermitage em 2024. O Curso é organizado pelo Memorial Marista da Província Marista Brasil Centro-Sul, com apoio da Diretoria de Identidade, Missão e Vocação.

A intenção do curso é tornar conhecido o Patrimônio Histórico e Espiritual Marista (PHEM) para o público das diferentes frentes de missão da Província. Além de colaborar para a continuidade da obra e missão Marista idealizada em 1817 por Champagnat e os primeiros Irmãos.

Foram 35 horas de estudos nessa primeira etapa, ministradas pelo Irmão Ivo Bortolini, Adriano Cecatto (Especialista do Memorial Marista), Angelo Ricordi (Especialista de IMV), Ana Karla Maronezi (Especialista do Memorial Marista), Dyógenes Araújo (Diretor do Memorial Marista) e Heloísa de Souza, leiga Marista. Além das aulas, os participantes visitaram a Biblioteca do Memorial, para conhecerem livros do acervo do Patrimônio Histórico e Espiritual Marista. E estiveram no Memorial Marista, onde puderam ter mais contato com a identidade e história do Instituto.

Conteúdos

Os conteúdos estudados foram:

  • Fundador
  • Atuação no Patrimônio Histórico e Espiritual Marista (PHEM)
  • Visita à biblioteca do Memorial e apresentação da Cronologia Marista
  • Sociedade de Maria
  • Contexto histórico
  • Manuscritos do Fundador
  • Cartas do Fundador

Diferente de outras formações de caráter mais vivenciais, como o Vivemar, o curso Hermitage tem uma intenção formativa, como definido por Adriano Cecatto, um dos professores do curso e especialista do Memorial Marista. “O curso quer justamente promover o estudo de temas que são fundamentais relacionados a história, a identidade e o Carisma Marista. Partindo obviamente de alguns documentos: das cartas do padre Champagnat, Regras dos Irmãozinhos de Maria. A primeira biografia do Padre Champagnat”.

Heloísa de Souza ajudou a construir o curso Hermitage, ajudando o Ir. Ivo com as aulas e conteúdo. Ela vê com alegria as mudanças e evoluções que ocorreram ao longo dos anos. “Eu vejo uma abertura maior, mais leigos participando como professores, a coordenação está na mão também de leigos. Eu acho isso um avanço muito grande, sem desconsiderar e sem deixar para trás o Irmão Ivo, pioneiro e inspirador para nós”. Heloísa se sente grata por voltar a estar participando do curso, após ter atuado entre 2007 e 2015 na organização.

Próximas etapas

Haverá ainda mais dois módulos do curso Hermitage em 2024. O segundo módulo será de maneira online, entre os dias 18 e 21 de junho. Já o terceiro módulo será presencial, acontecendo entre os dias 17 e 20 de setembro. Ao final do primeiro módulo, os participantes terão de trabalho como analisar cartas, inspirados nos escritos entre Champagnat e os primeiros Irmãos. Ao final do curso, as opções de trabalho de conclusão do curso serão: um artigo de 10 a 12 páginas voltado em uma temática sobre o Patrimônio Histórico e Espiritual Marista. A outra opção é um projeto de intervenção, que esteja ligado ao PHEM e adequado à realidade do local de trabalho da pessoa.