No Brasil, o dia 28 de agosto celebra o Dia Nacional do Voluntário. Pessoas que dedicam seu tempo, talentos e esforços para uma causa e/ou para outras pessoas que precisam. Para os Maristas, o voluntariado faz parte da Missão iniciada há mais de 200 anos por Marcelino Champagnat. Inspirado pelo amor de Jesus ao próximo, a exemplo de Maria, Champagnat deu início a uma obra de transformação social a partir da educação.

Desde 2005, a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) já realizou ações voluntárias em 48 lugares, que contaram com o envolvimento de mais de dois mil jovens. A maior parte deles participou de uma iniciativa chamada Missão Solidária Marista, realizada em três etapas que compõem o Itinerário de Educação para a Solidariedade.

“O nosso voluntariado tem a história de uma relação humana, rica e solidária; não é uma atividade fria, racional e impessoal. O Voluntariado Marista tem um mecanismo poderoso capaz de envolver pessoas e a sociedade civil com a construção de um mundo melhor, impulsionando-as a exercer uma cidadania ativa, cooperando para o bem comum e interesses comunitários e coletivos”, afirma o Superior Provincial, Ir. Benê Oliveira.

Voluntários na Área da Saúde

O Ir. Benê Oliveira relembrou especialmente dos voluntários que hoje atuam nos hospitais Marcelino Champagnat e Cajuru. Em decorrência da pandemia de Covid-19, eles precisaram estar longe fisicamente dos corredores dos hospitais, mas em 2022 retornaram às atividades que ajudam a melhorar o dia a dia dos pacientes, familiares e colaboradores dos hospitais.

Confira um trecho da mensagem:

Com o Papa Francisco, também estamos convencidos de que os voluntários dão um rosto mais humano e mais cristão à humanidade!

Ser voluntário no Hospital Universitário Cajuru e no Hospital Marcelino Champagnat:

  • é levar humanização, amor, confiança, alegria, assistência religiosa e espiritual aos pacientes, seus familiares, acompanhantes;
  • é coordenar programas de atenção e cuidado à saúde por meio de atividades lúdicas, culturais e educativas, capazes interagir com os pacientes/enfermos e de amenizar a sua permanência nos dias de hospitalização.
  • é o altruísmo e a caridade de Deus que move o coração dos nossos voluntários a reconhecerem no paciente/enfermo o irmão ou irmã a ser acolhido(a) e a dar um rosto mais digno, mais humano e mais cristão a essas pessoas e a sociedade. Por isso, os nossos voluntários experimentam quão prazerosa e transformadora é a doação que fazem de suas vidas e tempo ao levarem esperança e bem-estar aos pacientes/enfermos por meio do apoio, orientação, calor humano, caridade, preces de intercessão.

>>> Confira a mensagem completa do Superior Provincial aqui.

Quer conhecer mais sobre o Voluntariado Marista? Acesse: https://marista.org.br/voluntariado/