Para os maristas, o dia 28 de outubro é uma data que reforça o compromisso e a Missão iniciada por Marcelino Champagnat há 205 anos: tornar Jesus Cristo amado e conhecido. Isso porque, foi no dia 28 de outubro de 1816, que o padre Champagnat foi chamado às pressas para acompanhar o jovem João Batista Montagne, que se encontrava em seu leito de morte.

Essa importante passagem da vida de Marcelino Champagnat foi contada de uma maneira muito simples e singela pelo Bernardo Jenkis, aluno do Colégio Marista Paranaense (Curitiba-PR).

Vamos ouvir o que o Bernardo nos conta?

 

A Promessa de fundar o Instituto Marista

Assim como explicou o Bernardo em seu vídeo, foi a partir desse encontro com o Jovem Montagne que Marcelino Champagnat sentiu a necessidade de agir, já que sabia que o caso de João Batista não era isolado. Meses depois do encontro com o jovem, Marcelino decidiu fundar o Instituto dos Pequenos Irmãos de Maria, dando origem à obra que conhecemos hoje.

 

Data que nos convida a agir

Inspirados pelo fundador do Instituto Marista, que há mais de 205 anos atua para evangelizar por meio da educação, o dia 28 de outubro se transformou então em um convite para que os maristas de Champagnat, irmãos, leigos e leigas, educadores, alunos, fraternos, sigam com a Missão de tornar Jesus Cristo conhecido e amado do jeito de Maria.

 

Para saber mais:

O que podemos aprender sobre o encontro de Champagnat com o jovem Montagne