Irmãos, Leigos e Colaboradores do Brasil Marista, de diversos países da Região Arco Sul e Arco Norte estiveram reunidos virtualmente, nas tardes de 16 e 17 de agosto, para a segunda Oficina do Patrimônio Histórico e Espiritual Marista (PHEM) de 2023. Atividade que trouxe como tema norteador “Os Manuscritos do Fundador”.

De acordo com Dyogenes Philippsen Araújo, diretor do Memorial Marista, é uma felicidade ver que o público da Oficina “se torna cada vez mais diversificado, mais multicultural e também bilíngue”. Para ele, essas formações contribuem para a união dos Maristas de Champagnat em torno do estudo do patrimônio Marista.

Visão panorâmica

Para dar início ao encontro, Adriano Cecatto – especialista de Identidade, Missão e Vocação da Província Marista Brasil Centro-Sul – mencionou a importância do Mês Vocacional, sobretudo o zelo pelas vocações Maristas. Além disso, ele conduziu um momento de espiritualidade, a partir de algumas reflexões do Ir. Jean-Baptiste Furet, para que os participantes pudessem entrar no clima da formação.

A apresentação principal do primeiro dia ficou a cargo do Ir. Patrício Piño, pesquisador da Província Santa María de los Andes. Ele proferiu a conferência intitulada “Uma visão panorâmica do conjunto de escritos da época do Fundador.

Ir. Patrício convidou todos para um mergulho em um conjunto de escritos da época do fundador. “Se desejamos chegar ao coração de nosso carisma, temos que olhar em conjunto, com a referência contextual de tudo que foi produzido em relação a nós e ao fundador”, afirmou. Por isso, ele se debruçou nas fontes iniciais escritas do patrimônio carismático e cultural Marista. E, dessa forma, proporcionou uma hora repleta de conhecimentos sobre a essência Marista.

>>> Acesse a apresentação do Ir. Patrício

Em seguida, os participantes puderam contribuir com perguntas e comentários.

Riqueza na simplicidade dos manuscritos

No segundo dia da oficina, foi a vez de Angelo Ricordi – pesquisador e especialista da área de Identidade, Missão e Vocação da Província Marista Brasil Centro-Sul – apresentar alguns trechos de textos selecionados do conjunto dos manuscritos de Marcelino Champagnat. Principalmente, com foco no contexto teológico e eclesial da França.

Primeiramente, Angelo fez uma introdução sobre a escolha do tema da oficina e sua relevância. Também falou sobre o contexto da época, principalmente o contexto teológico e eclesial da França, e sobre as características mais marcantes dos escritos de Champagnat.

Acreditamos que esse pequeno itinerário percorrendo as instruções, sermões, conferências e as diversas anotações dos cadernos do padre Champagnat nos colocam em face de um cenário mais complexo e completo que habitualmente estamos acostumados no estudo do Fundador. E dessa forma nos ajudam a entender as suas cartas e circulares como complemento de sua doutrina”, destaca o pesquisador.

>>> Acesse a apresentação em Espanhol

>>> Acesse a apresentação em Português

A partir dos trechos selecionados para estudo, sem dúvida, os Maristas que estão desempenhando a missão hoje puderam traçar pontos de conexão com o início da história dessa obra.

Perdeu essa oficina? Você pode acessar a gravação completa no portal Farol 1817.

Ficou com vontade de saber mais? Você pode agendar uma visita (presencial ou virtual) ao Memorial Marista, em Curitiba. E acompanhar as novidades pelas nossas redes sociais.