Os especialistas de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS são profissionais bastante atentos à formação acadêmica. Todos possuem Mestrado ou Doutorado.

Os colaboradores João Fedel e Angelo Ricordi são Doutores em Teologia, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), enquanto Adriano Ceccato é Doutor em História pela Universidade Federal Minas Gerais (UFMG).

Já os colaboradores Bruno Socher e Diogo Galline são mestres em teologia, também pela PUC.

Há também, o colaborador Rodrigo Alexandre de Melo, doutor em Administração Estratégica pela (PUCPR). Rodrigo atua na Diretoria Executiva, como Especialista em Planejamento Institucional, atendendo principalmente a Diretoria de Identidade, Missão e Vocação (DIMV).

Leão Cunha, Diretor Executivo da PMBCS, celebra e orgulha-se da dedicação dos colaboradores em prol da Missão de São Marcelino Champagnat. “Alegra-me que a PMBCS apoie a qualificação dos nossos especialistas, mais ainda, que propicie condições favoráveis para que atuem em favor da missão marista, aumentando a qualidade da interlocução”, afirma.

A seguir, conheça um pouco do trabalho de cada um deles.

João Fedel

Com o tema “O caso do catador de lenha: sábado, identidade e violência em Números 15,32-36”, o colaborador João Luis Fedel Gonçalves, especialista de IMV da OR/PMBCS, defendeu sua tese de Doutorado em Teologia, na área de Exegese e Teologia Bíblica, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, na última sexta-feira, dia 24.

João Fedel explica, que sua tese é um texto praticamente desconhecido e de difícil interpretação, pela violência promovida pela divindade. O Senhor manda apedrejar o homem que recolheu lenha no sábado.

O especialista da IMV, interpreta o texto, a partir da perspectiva do desenvolvimento do sábado como elemento de identidade do povo judeu, que levou a exclusões e até alguma possível violência. Mas ressalta, “não quer dizer, contudo, que apedrejavam assim facilmente”. João relata em sua tese que a história do homem pego catando lenha em dia de sábado (Nm 15,32-36) é uma breve narrativa inserida em capítulo, dedicado a uma série de leis sobre oferendas e sacrifícios.

Também diz que a pesquisa se foca para o estudo do texto hebraico e de uma proposta de tradução. Ao final da defesa, o especialista afirmou ser possível lançar um novo olhar sobre o relato e sobre a própria violência que determinado modelo de compreensão da identidade pode gerar. Conclui, então: “Se o sábado é marca de identidade, que isso não sirva para atos de violência contra ninguém!”.

Angelo Ricordi

Em 10 de março de 2022, Angelo Ricordi, especialista de IMV da PMBCS, defendeu a tese de Doutorado em Teologia com o título: “Uma leitura certeauniana das origens da espiritualidade marista”.

A tese parte da reconstrução do estado da arte da espiritualidade marista, seguida da análise do contexto histórico, social e teológico do período da Revolução Francesa.

A pesquisa tem como objetivo analisar a partir do pensamento do teólogo e historiador Michael de Certeau, o processo de construção e consolidação dos textos oficiais da literatura espiritual (1852-1870) do Instituto dos Pequenos Irmãos de Maria.

A tese central consiste em reconhecer, a partir dessa análise e tendo em conta as contribuições das pesquisas do Irmão André Lanfrey, o papel fundamental dos Irmãos Francisco, Jean-Baptiste Furet e Louis-Marie no que se constituiu como a espiritualidade que marcou o período de 1840 a 1881. Mais do que simples codificadores, esses Irmãos podem ser considerados, desde uma hermenêutica certeauniana, cocriadores da espiritualidade dos Irmãos de Maria.

De acordo com Angelo Ricordi, a pesquisa revela, a partir das categorias de análise certeauniana, uma pluralidade e uma diversidade não negligenciáveis de uma sucessão de interpretações.

Adriano Cecatto

A recepção do Concílio Vaticano II na Província Marista de São Paulo: a adaptação da identidade da Vida Religiosa e da Educação Católica (1967-1986) foi o tema da tese do também especialista de IMV da PMBCS, Adriano Cecatto, na obtenção do título de Doutor em História, em janeiro de 2021.

No ano de 1897, o Instituto Marista chegou ao Brasil e organizou-se em províncias ao longo do século XX. Entre a Províncias, havia a Província Marista de São Paulo (1958-2002), cujos religiosos trabalharam com a educação escolar em colégios privados.

Nas palavras de Adriano Cecatto, o objetivo da tese é investigar a recepção do Concílio Vaticano II na Província Marista de São Paulo entre 1967 à 1986.

A saber, o escopo documental da pesquisa é constituído por fontes oficiais, eclesiásticas e privadas, organizadas e administradas pela Província Marista Brasil Centro-Sul.

Bruno Socher

Em junho de 2017, o Mestre em Teologia, Bruno Socher, teve como tema de sua dissertação “Bastidores do Concilio Vaticano II a partir do Jornal O Conciliábulo”.

O especialista em IMV da PMBCS explica que o objetivo principal da pesquisa é analisar e interpretar “O Conciliábulo”, um jornal de gênero único que aborda o Vaticano II, com especial atenção à participação dos bispos do Brasil no Vaticano II.

Socher conta que o jornal, por várias vezes, tem como autodefinição “Um jornal Excelente para Excelências”. As edições tinham uma linha editorial e as suas informações apresentavam, como por exemplo, as efemérides, os horários das Conferências realizadas no contraturno das aulas conciliares, os registros sobre as falas dos padres Conciliares na Rádio Vaticana e relatos ímpares sobre o andamento do Concílio Vaticano II, sempre priorizando o bom humor.

Nas palavras de Bruno, para a elaboração desta pesquisa, foram utilizados mais de 230 exemplares. São explorados primeiro por um viés estatístico-documental sobre a participação dos padres conciliares no Concílio e, depois por uma Teologia do O Conciliábulo a partir de cada um dos 16 documentos do Concílio.

Diogo Luiz Santana Galline

Coping religioso-espiritual entre jovens Maristas foi o assunto da dissertação de Mestrado de Diogo Galline, no ano de 2017. Em sua dissertação, Diogo afirma com base em estudos que, diante de situações estressantes, é comum as pessoas utilizarem estratégias envolvendo elementos de fé, religião e espiritualidade para lidar com o sofrimento.

Na literatura especializada, esse modo de enfrentamento é definido como coping religioso-espiritual (CRE). Segundo o especialista em IMV, o trabalho teve por objetivo investigar como os jovens vinculados à Pastoral Juvenil Marista (PJM) se utilizam do CRE no manejo do estresse de suas vidas, bem como os principais fatores estressores dessa etapa de vida chamada juventude.

A conclusão geral do estudo foi que os jovens da PJM recorrem com frequência à religião e à espiritualidade de maneira positiva para lidar com o sofrimento, com o destaque ao posicionamento de grande confiança em Deus para tal. Das principais fontes de estresse, a principal dá-se com os relacionamentos familiares. Tornou-se evidente a importância da relação parental saudável como inibidor do estresse juvenil.

Rodrigo Alexandre de Melo

Rodrigo de Melo defendeu sua tese em novembro de 2021, como o tema “Lógicas institucionais, trabalho identitário e emoções: identidade de narrativas relacionadas aos profissionais de enfermagem”.

” As instituições contribuem em como definimos a nós mesmos e em como nos relacionamos uns com os outros” explica Rodrigo. Assim, é necessário compreender como os indivíduos se localizam nas relações sociais, em meio às instituições, e como interpretam seu contexto, definindo-se por meio de uma identidade socialmente construída ao longo do tempo finaliza.

De acordo com Rodrigo, o centro da tese foi responder qual é o papel das emoções na relação entre lógicas institucionais e os processos de trabalho identitário.

Como resultado, o doutor em administração acredita que, o trabalho é uma instituição e ao escolher uma profissão, iniciam-se processos identitários para dar significado a vida social. Porém, quando as emoções estão presentes no contexto, os processos identitários são intensificados e os significados são profundamente internalizados pelas pessoas.