fraternos mchfm
Fevereiro foi um mês de alegria e várias atividades para os fraternos de Champagnat, leigos e leigas Maristas do MChFM. Confira o resumo das atividades feitas em janeiro e fevereiro pelos fraternos de toda a Província.

As fraternidades estão retomando com seus compromissos das reuniões mensais, espiritualidade, partilha de vida e reflexões que alimentam nossas buscas como cristãos e cidadãos.

Mas afinal o que buscamos nós? Por que nossos encontros são tão esperados?

Para o animador Eduardo Pampuched, da Fraternidade Violetas de Curitiba, a retomada dos encontros são momentos esperados “pois estávamos em férias, não nos encontrávamos há praticamente dois meses e o primeiro encontro do ano na fraternidade é como se estivéssemos na escola, avançamos um ano, mudamos de turma e o reencontro com os amigos é muito bom. Na fraternidade também!”

Desta forma, todos vivem momentos de comunhão, de partilha, de dividir experiências, trocar visões e procurar construir um mundo melhor. A espiritualidade e a história Marista, aquilo que herdamos de nosso fundador, nos ajudam a pensar sobre a vida cheios do Espírito Santo, valorizando o que é bom, belo e está à nossa volta.

Fraternidade Caminheiros de Maria

Vicente Tribst Paolino, animador da Fraternidade Caminheiros de Maria, de Ribeirão Preto, São Paulo, resume as atividades do primeiro encontro do ano: “retomamos as atividades da “Caminheiros de Maria” no dia 17 de fevereiro, foram momentos de bastante conversa e reflexão sobre a Quaresma e a Campanha da Fraternidade de 2024. E compartilhar sobre esses temas atuais e importantes nos influência muito enquanto Maristas de Champagnat.

 

fraternos mchfm

Fraternidade Família de Nazaré

A fraternidade Família de Nazaré, de Cascavel, Paraná, conversou sobre a Campanha da Fraternidade e a reflexão girou em torno do Versículo bíblico iluminador: “Vós sois todos irmãos e irmãs”, e neste contexto já decidiram sobre o gesto concreto que realizarão juntos: doação de alimentos para famílias carentes.

 

fraternos mchfm

 

fraternos mchfm

Fraternidade Frei Bruno

A fraternidade Frei Bruno, de Joaçaba, Santa Catarina, neste primeiro encontro do ano, contou com a presença do Irmão Nilso Ronchi. Ele agora faz parte da comunidade de Irmãos Maristas de Joaçaba e vai participar das reuniões sempre que possível. Neste encontro, em vez de focar em um tema específico, os participantes fizeram uma partilha das vivências de cada um durante o período de recesso do grupo. Portanto, foram mencionadas experiências relativas à família, trabalho, descanso, festas de fim de ano, mudanças, saúde, perdas, contato com Deus, ajuda ao próximo e gratidão.

 

fraternos mchfm

 

Fraternidade L’Hermitage

fraternos mchfm

A Fraternidade L’Hermitage, de São Bento do Sul, realizou reunião no dia 17 de fevereiro. A primeira reunião do ano foi na casa da fraterna Adelaide, tudo preparado com muito carinho pela anfitriã com a ajuda das fraternas Ariane e Mirian. Após o momento de espiritualidade, todos participaram de uma dinâmica da caixa: “espelho e perguntas”, que ajudou nas reflexões e na escuta atenta dos sentimentos de cada um. Assim, os fraternos eram convidados a abrir a caixa olhar o que tinha dentro e responder 3 perguntas.

fraternos mchfm

 

Fraternidade São José

fraternos mchfm

 

A Fraternidade São José, de Florianópolis, Santa Catarina, realizou reunião no dia 29 de janeiro. O encontro contou com a participação de novos membros, inclusive com participação online de uma leiga.

Fraternidade José, Maria e Jesus

fraternos mchfm

Outra fraternidade que se reuniu pela primeira vez no ano foi a Fraternidade José, Maria e Jesus, de Fazenda Rio Grande, Paraná. O grupo se encontrou no dia 17 de fevereiro para a primeira reunião do ano.

Fraternidade Rosey

fraternos mchfm

A Fraternidade Rosey, de Maringá, Paraná, fez o primeiro encontro do ano. Com participantes de todas as idades, o encontro foi marcado por muita alegria envolvida entre todos.

 

Nossa vocação marista laical é um dom precioso que devemos cuidar, viver com alegria e compromisso nas diversas realidades em que vivemos, ou seja em nossas famílias, no mundo do trabalho, na sociedade em geral, em nossas fraternidades e na Igreja.

Daqui da OR, em Curitiba fico torcendo e vibrando com cada encontro dos nossos leigos e leigas, verdadeiros Maristas de Champagnat. Ler as atas que me enviam, acompanhar cada animador ou animadora das fraternidades, seus desafios, crescimento, alegrias e conquistas é muito significativo. Aquece meu coração e transborda o meu Espírito.

Obrigada, queridos (as) Maristas de Champagnat, guardo todos vocês em meu coração…

Josmari Pauzer