Através do convite feito pelo Papa Francisco em prol de um Pacto Educativo Global, instituições de ensino de Curitiba se reuniram para conhecer e saber como isso afetará as universidades.  A ação aconteceu na PUCPR, no dia 20 de junho.

O representante do Dicastério para a Cultura e a Educação do Vaticano, o padre Ezio Lorenzo Bono, explicou a proposta do Pacto Educativo Global e os compromissos colocados nele:

– colocar a pessoa no centro;

– ouvir as gerações mais novas;

– promover a mulher;

– responsabilizar a família;

– se abrir à acolhida;

– renovar a economia e a política;

– cuidar da casa comum;

Além disso, o padre Ezio também teve uma fala sobre o papel das universidades nos desafios contemporâneos, onde a formação não deve apenas se atentar aos aspectos dos conteúdos e aprendizados técnicos, mas da formação humana no geral.

 

Houve também um momento onde os representantes das universidades puderam partilhar as experiências de suas instituições entre si. Como resultado, houve a criação de um Fórum para as instituições de ensino trabalharem cooperativamente nos temas: extensão universitária, saúde emocional e escuta. Os três pontos conectados com o Pacto Educativo Global.

Ademais, o evento teve como anfitrião o Irmão Rogério Renato Mateucci, que recebeu representantes da Faculdade Educacional de Colombo (FAEC), Faculdade Estácio, Faculdade INESUL, Faculdade Internacional ESIC, Faculdade Nacional de Educação e Ensino Superior do Paraná (FANEESP), Faculdade São Basílio Magno (FASBAM), Faculdade Vicentina, FAE Centro Universitário, Gran Centro Universitário, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Instituto Superior de Administração e Economia (ISAE), UniCesumar, UniOpet, UNISENAI, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Positivo (UP).