A missão marista se faz presente entre as comunidades indígenas, ribeirinhas e nas zonas urbanas da região amazônica. Como forma de registrar esse legado histórico e valorizar a memória institucional do passado e do presente, o Ir. Sebastião Ferrarini escreveu a obra Maristas na Amazônia cuidando da vida: educação, pastoral, cultura e ecologia.

Publicado pela Edipucrs, o livro narra a história de inserção dos primeiros missionários maristas que chegaram na região, relata o apostolado marista vivenciado em cada cidade que a instituição já atuou e apresenta como a missão marista se desenvolve atualmente na região. “Em cada capítulo, colocamos como referência geográfica um rio. Sabemos o significado das águas para a humanidade. Na Amazônia, tudo se refere a rio”, explica o autor.

Acompanhe a matéria na íntegra aqui. 

De acordo com o Irmão Provincial, Benê Oliveira, o objetivo da obra visa dar a conhecer o passado, ressignificar o presente e nos impulsionar para o futuro da missão marista na Amazônia. Também ressalta que, além da presença marista em outros Estados da Amazônia, a obra destaca a história da antiga Província Marista de Santa Catarina em Rondônia (Porto Velho e cidades do Rio Madeira) e da antiga Província Marista de São Paulo no Amazonas (Manaus e cidades do Rio Purus).

Vale mencionar que o livro já está disponível no site da Edipucrs para download gratuito da versão digitalAcesse aqui.