Por nomeação do Governo Geral do Instituto Marista, o Irmão Vanderlei Siqueira será o novo Superior Provincial da PMBCS. O mandato será de três anos, entre 2024 e 2027, e se inicia no VIII Capítulo Provincial, entre 25 e 27 de julho.

Ir. Vanderlei SiqueiraBiografia

Nascido no dia no dia 26 de janeiro de 1975 (49 anos), é graduado em Jornalismo, Pedagogia, Teologia e com Especializações, Mestrado e Doutorado em Educação e Administração, sendo professor, pastoralista, diretor escolar, Diretor Executivo de Educação Básica (PMBCS) e, atualmente, Presidente do Grupo Marista e da FTD Educação.

O Irmão Vanderlei assume a administração provincial após seis anos de mandato do Irmão Benê Oliveira, que envia mensagem de apoio e colaboração para com ele. “Manifestamos ao Ir. Vanderlei efusivas saudações, estima, fraternidade, apoio e colaboração dos seus Irmãos, Leigos(as), lideranças e colaboradores, em vista de um abençoado ministério Provincial, imbuído de muita lucidez, senso de realidade e de responsabilidade e, especialmente, de espírito de fé, de esperança, de coragem e de visão de futuro, tão característicos do Santo Fundador, em prol do crescimento e desenvolvimento da PMBCS, do Grupo Marista, em sintonia com a Umbrasil, Região América Sul e Instituto”.

Missão do Provincial

As Constituições Maristas (C 127) descrevem a missão e as atribuições de um Provincial:

Governar a Unidade Administrativa com a ajuda de um Conselho, como primeiro responsável pela animação da vida religiosa e da missão dos Irmãos. Manter a unidade entre os Irmãoscoordenar suas atividades e garantir planos e programas para o cuidado pastoral dos leigos envolvidos na vida e missão maristas. Em comunhão com o Superior Geral, zela pela fidelidade à missão e, nessa sintonia, é o primeiro responsável pela administração dos bens na Província. Ele exerce autoridade direta sobre todos os Irmãos e casas da Província..

Mensagem do Superior Geral

Quero expressar minha gratidão e a do Conselho-Geral ao Irmão Antonio Benedito de Oliveira pelos 6 anos e meio de serviço ao Instituto Marista como Provincial. Você viveu uma liderança em uma atitude de disponibilidade e escuta, com trabalho em equipe, aberta a acompanhar realidades diversas na Província, incluindo o período de dificuldades causado pela pandemia.

A sua colaboração com os outros Provinciais do Brasil e da Região América Sul é igualmente muito valiosa, assim como o seu apoio ao Instituto. Obrigado, Irmão Benê! Agradeço também o seu Conselho e os diferentes grupos de animação provincial. O Irmão Vanderlei iniciará o seu mandato com a celebração de abertura do VIII Capítulo Provincial, agendado para o período do 25 a 27 de julho deste ano.

Antes do Capítulo, enviarei uma comunicação mais completa, fazendo eco ao que expressaram na sondagem em termos de fortalezas e desafios. O conteúdo servirá para o discernimento e para a preparação e realização do Capítulo. Agradeço aos Irmãos pela ativa participação na sondagem e os convido a continuar fazendo caminho juntos e em corresponsabilidade. Sou grato pela atenção e pelo serviço que os Irmãos e Leigos realizam na Província. Colocamos a Província Marista Brasil Centro-Sul nas mãos de Maria, nossa Boa Mãe.

A sua recente Assembleia Provincial em Aparecida lhes ofereceu inspiração e confiança. Hoje, 25 de março, nos lembra o “sim” de Maria, generoso e confiante (a Solenidade da Anunciação será celebrada em 8 de abril). Que as celebrações da Semana Santa e da Anunciação nos encorajem em nossa dedicação diária ao Senhor, vivendo a fraternidade com alegria e realizando a missão com paixão.

Ir. Ernesto Sánchez Barba, Superior Geral do Instituto dos Irmãos Maristas

 

 

Confira a carta do Ir. Benê Oliveira ao novo Provincial na íntegra – Carta Ir. Benê ao novo Provincial

Leia o comunicado oficial do Ir. Ernesto Sánchez  para o novo Provincial – Nomeação do Superior Geral

Veja a oração pelo Provincial – Em oração pelo Provincial