Irmãos Animadores de Comunidade da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) vivenciaram momentos de interação e partilha no encontro realizado na última sexta-feira (22) em Curitiba. Conforme conta o diretor de Vida Consagrada da PMBCS, Ir. Anacleto Peruzzo, o evento foi avaliado positivamente. “O encontro transcorreu num clima amistoso e alegre. Houve muita partilha e interação entre os Irmãos”, destacou. O evento ocorre duas vezes ao ano com o objetivo de aprofundar temas pertinentes a Província, partilhar experiências da vida em comunidade e também proporcionar interação com as diversas áreas da Organização Religiosa.

Para o Irmão José Aderlan, animador da Comunidade Interprovincial de Brasília (DF), o momento foi de uma grande riqueza, especialmente porque estavam reunidos Irmãos de todas as comunidades da Província, cada um trouxe a sua realidade, a sua caminhada. “O destaque é esse, a gente poder partilhar a vida, a missão. Ouvir os coirmãos, conhecer melhor os desafios que a Província tem também. É muito rico também saber mais sobre cada uma das áreas aqui da OR. Encontros como esses nos fortalecem como coordenadores e animadores. A gente está à serviço e a gente vem também para se fortalecer. Na partilha do outro, a gente se reconhece e se fortalece. Foi muito vivencial e culminou também com a inauguração da capela, finalizada com Eucaristia que fechou com chave de ouro”, relatou.

Destaques do encontro

O dia do encontro teve início com um momento de espiritualidade, conduzido pelo Irmão Anacleto e com a temática de São Jose – data lembrada em 19 de março. Em seguida, o Superio Provincial,  Ir. Bene Oliveira, partilhou sobre sua experiência vivida no encontro de provinciais em L’Hermitage na França. “Foi muito importante para os Irmãos escutar do Ir. Provincial como está caminhando o Instituto atualmente”.

Na sequência, cada animador teve a oportunidade de partilhar um pouco sobre a caminhada de sua comunidade, destacando alegrias e dificuldades da vivencia comunitária. “Ao escutar os Irmãos, pode-se dizer que as comunidades estão caminhando bem, muito envolvidos e empenhados na missão que cada um está realizando”, contou Irmão Anacleto.

Segundo ele, outro ponto importante do encontro foi a presença do Grupo de Trabalho (GT) de preparação ao VIII Capítulo Provincial, que explicou a dinâmica que a Província adotará em preparação ao Capítulo Provincial. De acordo com  o diretor de Vida Consagrada, a ideia sugerida pelo GT foi bem acolhida pelos Irmãos. Por fim, as diversas áreas da Organização Religiosa puderam dialogar com os Irmãos, apresentando e escutando sobre as iniciativas de envolvimento deles e das comunidades nos diversos projetos e iniciativas.

Celebração da dedicação da capela da comunidade Marista de São Jose dos Pinhais

O ponto alto do encontro, aconteceu no sábado (23), com a celebração da dedicação da capela da comunidade de São Jose dos Pinhais. Durante a celebração, o Irmão Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, enalteceu a capela como um espaço de encontro com Deus e de escuta aos chamados que Ele tem na vida de todos.

Fotos: João Borges