Com o lema “Ser Irmão hoje: rosto e mãos da terna misericórdia de Deus”, teve início o Itinerário de Formação em Preparação aos Votos Perpétuos, na Guatemala. A atividade começou no dia 4 de fevereiro e será realizada até 14 de maio.
O objetivo geral do Itinerário é proporcionar aos Irmãos um tempo significativo de formação Pós-Noviciado, por meio do aprofundamento da consagração, no horizonte de um “novo jeito de ser Irmão”, de acordo com o XXI Capítulo Geral. Essa é mais uma etapa de preparação para a profissão perpétua.
Dezenove Irmãos estão participando dessa iniciativa das Regiões América Sul e Arco Norte, cinco deles da Província Marista Brasil Centro-Sul.
Irmãos Maristas juntos para aprender
Confira a crônica que os Irmãos participantes escreveram sobre os primeiros dias de formação.
Cidade da Guatemala, 10 de fevereiro de 2020
No final da segunda etapa do pós-noviciado, um grupo de 19 irmãos da América e da Europa foram convidados para o Centro de Marista de Formação, na Cidade de Guatemala, na América Central para viver o Itinerário de Formação para Irmãos em torno de Profissão Perpétua; este é o quinto itinerário realizado desde 2011, quando 15 irmãos do então Cone Sul e Brasil foram convocados na cidade de Cochabamba, Bolívia.
Nesta oportunidade, os irmãos participantes pertencem a um total de nove Províncias do Instituto: Brasil Centro-Norte, Brasil Centro-Sul, Sul-Amazônia, Santa Maria de los Andes, Norandina, América Central, México Ocidental, México Central e Compostela. A equipe de animação é liderada pelo Irmão Luis Felipe González, da Província do México Central, com a colaboração direta do Irmão Anacleto Peruzzo, da Província do Brasil Centro-Sul, e a ajuda do Irmão Rodrigo Cuesta, da Província da América Central.
Dentro do planejado para este itinerário (de 4 de fevereiro a 13 de maio de 2020 ), se encontram as formações antropológica, marista (com peregrinação aos lugares Maristas na França), espiritual, apostólica e vida consagrada; tudo isso para “dar aos Irmãos um tempo significativo de formação nesta segunda etapa da pós-noviciado, como oportunidade para afinar sua resposta segundo o “novo modo de ser irmãos”(XXI Capítulo Geral) e aprofundar e reafirmar a opção pela Profissão Perpétua”, como indica o objetivo geral do itinerário.
Foi assim que, na terça-feira, 4 de fevereiro, às 11h, demos início oficial ao nosso itinerário, com uma celebração eucarística que incluiu a participação de alguns Irmãos da Província da América Central, como o Irmão Hipólito Pérez, Provincial, entre eles. Na primeira semana de atividades, como comunidade de fé, fomos capazes de conhecer nossas províncias, algo de nossas vidas pessoais e vocacionais; conhecemos alguns lugares do povo guatemalteco que nos acolhe e avançamos em nossa formação de comunidade de fé através de alguns trabalhos e comissões, bem como a organização de pequenas comunidades para compartilhar a vida e enriquecer nossa vocação.
Esperamos que essa experiência seja significativa para a vivência de nossa consagração como Irmãozinhos de Maria; nos unimos em oração a todos os Maristas de Champagnat de nossas Províncias e do Instituto.
Secretaria e comissão de crônicas
ES – Hno. Juan Sebastián Herrera (Norandina)
POR – Ir. Danilo Ferreira (Brasil Centro-Norte)