Logo Região América Sul

Na tarde de 16 de abril, foi realizada a IV Assembleia Regional da Região América Sul. A videoconferência reuniu mais de 40 representantes das Unidades Administrativas do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Peru, Paraguai e Uruguai.

Além disso, a ocasião contou com a participação especial do Vigário Geral, Ir. Luis Carlos Gutiérrez e dos Conselheiros Gerais do Instituto Marista, Irmãos Óscar Martín Vicario e Sylvain Ramandimbiarisoa.

O evento estava previsto para o período de 15 a 18 de abril deste ano e seria realizado em Cochabamba, na Bolívia. Entretanto, devido ao contexto do novo coronavírus, as discussões foram sintetizadas e concentradas apenas para a tarde desse dia. 

A reunião iniciou com um momento de reflexão, conduzido pelo Provincial de Referência, Ir. Inacio Etges, que abordou a necessidade de entendermos os novos cenários diante da realidade regional. “Atualmente, passamos por um momento extremamente importante, de decisões que exigem coragem para responder às perguntas que toda humanidade faz”, disse. “Estamos vivenciando um novo começo”. 

Para o Secretário Executivo da Região América Sul, Ir. Alberto Aparício, a assembleia apresentou um novo olhar para a atuação regional. “Essa assembleia abre uma perspectiva para uma nova forma de colaboração, de unidade, de sonho e esperança em conjunto”, afirmou.

A urgência de ser família global

Na sequência, o Vigário Geral, Ir. Luis Carlos Gutierrez iniciou a assembleia, retomando os apelos do XXII Capítulo Geral. Lembrou que, mais do que nunca, é preciso agir como família global. Ele também recordou que os processos de regionalização são uma resposta para essa necessidade cada vez mais urgente. 

Com ênfase no cenário de crise devido à pandemia, o Ir. Luis Carlos provocou os participantes a pensarem em modelos sustentáveis de administração e colaboração emergentes. “Nesta pandemia, precisamos ser testemunhas de unidade e esperança”, disse. “Sozinhos, não conseguiremos enfrentar os desafios do Instituto e do mundo. É necessário caminhar em comunhão”, destacou. 

Nesse primeiro bloco de apresentações, também participaram os Conselheiros-Gerais. Ir. Óscar abordou a importância de cuidar da missão institucional, iniciando pelo cuidado das pessoas. “É necessário que a regionalização seja à serviço da vida”, afirmou. “Nesse período, somos convidados a construir uma sociedade do serviço e do cuidado”. 

Na mesma linha, o Ir. Sylvain trouxe a perspectiva do cuidado a partir das etapas de formação dos Irmãos, lembrando que esse olhar sensível precisa ser de dentro para fora do Instituto.

Formação e Covid-19

O segundo bloco da assembleia abriu espaço para uma formação sobre gerenciamento de riscos e crises, conduzida por Javier Peralta Larrain, especialista em estratégias de comunicação e assuntos públicos da Nexos Comunicaciones e professor e jornalista da Universidad Católica do Chile.

O momento, que já estava na programação, contou com um enfoque importante relacionado ao atual cenário mundial e as possibilidades de atuação diante da crise. Para Ir. Alberto Aparício, esse olhar foi essencial. 

“Fomos surpreendidos com acontecimentos que foram além dos nossos planejamentos e percebemos que as coisas serão diferentes”, avaliou. “A formação em crise nos permitiu aprofundar em temáticas fundamentais para a sustentabilidade da Região”, finalizou Ir. Aparício.