Quando tudo isso começou, ninguém poderia imaginar que completaríamos “aniversário de pandemia”. Um ano se passou desde os primeiros casos de Covid-19 no Brasil. E ainda temos um cenário preocupante, com vidas em risco. Um marco que não desperta comemoração. Pelo contrário, que alerta para um desgaste físico e emocional.

Desde então, os profissionais de saúde não tiveram descanso. Seja no cuidado dos pacientes acometidos pelo coronavírus, seja no atendimento dos pacientes que precisaram de assistência por consequência de outras razões. Ou ainda, para cuidar da própria saúde diante da exposição ao vírus. 

Por isso, chamamos a atenção para a necessidade, como sociedade, de também cuidarmos de quem cuida. Isto é, de demonstrar nosso apoio e respeito aos profissionais que desempenham sua missão nas instituições de saúde. Apesar de todas as dificuldades enfrentadas e das perdas presenciadas.

Como colaborar com os profissionais de saúde

Em primeiro lugar, devemos manter as medidas de prevenção amplamente divulgadas. Uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social.

Então, se você tem condições de ficar em casa e está fazendo isso, sua atitude já é muito importante para frear a disseminação da Covid-19. Bem como para minimizar a sobrecarga dos serviços de saúde.

Enquanto isso, muitas pessoas precisam sair para que os serviços essenciais continuem funcionando. Por isso, tenha empatia e seja gentil.

Retratos de amor à missão

Homenagem aos profissionais da saúde

Como farol de esperança em meio ao mundo turbulento, a PMBCS e o Grupo Marista prepararam o e-book “Retratos de amor à missão”. Por meio de fotos, ele faz um registro de momentos vividos por profissionais da linha de frente de combate ao coronavírus, nos hospitais Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru. 

Dessa forma, o material traz à luz um trabalho de união fraternal, coragem e de enfrentamento da própria vulnerabilidade. Acesse aqui, para conhecer muitos dos profissionais que estão cuidando de nossa população neste momento.

Confira também o vídeo que fizemos. Uma mensagem sobre a passagem do ano, o tempo que estamos vivendo e o sentimento de superação. Em suma, mais uma maneira de demonstrar nossa admiração aos profissionais da saúde e de valorizar a vida.