Em 2024, o tema da Campanha da Fraternidade é “Fraternidade e amizade social”. E a inspiração bíblica que serve como lema é: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

A proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil é despertar a consciência para a importância e a beleza da fraternidade humana.

A Campanha da Fraternidade surgiu no contexto do Concílio Vaticano II, período de renovação da Igreja Católica. Em comunhão com as decisões do Concílio Vaticano II e as Conferências-Gerais do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, os bispos brasileiros fizeram o lançamento do Projeto da Campanha da Fraternidade para todo o Brasil como gesto concreto, no período da Quaresma. Desde então, até os dias atuais, a CF é realizada em todas as dioceses do Brasil.

O principal objetivo da Campanha da Fraternidade, neste ano é despertar a solidariedade dos cristãos e da sociedade a respeito de um problema real que atinge a sociedade brasileira. Buscando caminhos e soluções para enfrentar e solucionar tais problemas. Confira as reflexões sobre a CF 2024 feitas pelas fraternidades.

Reuniões sobre a Campanha da Fraternidade

A Fraternidade Caminheiros de Maria, de Ribeirão Preto, SP, refletiu em suas primeiras reuniões sobre o tempo da Quaresma e o papel do Cristão. Primeiro consigo mesmo, atento a minha missão, como ser humano, cristão e elemento de uma comunidade, na relação com Deus, com o outro e com o mundo.

Neste contexto, o tema da Campanha nos provoca sobre a amizade social e como podemos melhorar enquanto cristãos e maristas.

E, como foi bom, juntos com os demais fraternos, conversamos sobre amizade social e observarmos que alguns já são amigos de longa data, outros mais novos e que essa relação se fortalece mais ainda, no momento que discutimos juntos o que é amizade, qual é o papel do amigo, e como podemos ampliar e interpretar a mensagem do Papa Francisco sobre a amizade social.

Afinal o que é a amizade social? Praticamos essa amizade social?

Nossas reflexões apontaram que sim, nós praticamos de diversas formas. Quando ensinamos enquanto educadores, quando estamos com a família, com nossos filhos, tudo começa em nossos ambientes. Quando estamos com pessoas desconhecidas, quando prestamos um serviço em nossa comunidade. Ter consciência disso é muito importante, nos faz bem e faz bem para as outras pessoas.

Vicente Tribst Paolino, Animador da Fraternidade Caminheiros de Maria

Fraternidade Família de Nazaré

A Fraternidade Família de Nazaré, de Cascavel, Paraná, já trabalhou o segundo encontro da C.F 2024. As fraternas destacaram os ensinamentos do Papa Francisco, que apresenta seu projeto de fraternidade baseado na amizade e no amor, tendo o diálogo como caminho para a cultura do encontro.

Expressões como: Amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço. Comunicar com vida o amor de Deus. Viver livre. Capacidade de alargar o meu círculo.

São questões que trouxemos para reflexão neste encontro e que nos coloca como cristãs e maristas em movimento para agirmos em favor dos demais, principalmente nestes tempos de quaresma onde aflora o amor, a oração e a caridade.

Gislaine Kussmirski Arnold, Maria Angélica Sesti Rochedo e Ivete Maria Piaia Nascimento

A PMBCS, em parceria com a CNBB, disponibilizou um ebook sobre a Campanha da Fraternidade 2024. São sete encontros para a reflexão sobre o tema da CF disponíveis para os leigos e leigas maristas. Confira o material completo no link

Momento com os Irmãos na Capela de São José

O Movimento Champagnat da Família Marista foi responsável pela animação do terceiro dia do Tríduo, em Preparação à dedicação da Capela da Comunidade Marista de São José dos Pinhais. Participaram fraternos e Irmãos Assessores das fraternidades de Curitiba.

Foi um momento emocionante poder rezar com os irmãos da Comunidade, estiveram presentes Irmãos Afonso Levis e alguns fraternos da Fraternidade Sagrada Família e o animador da Fraternidade Violetas. Irmão Carlos representou a Fraternidade Santa Maria.

A capela ficou lindíssima e conviver nesta experiência de oração com Irmãos, leigos e leigas foi experimentar uma espiritualidade que nos enche de alegria, agrega e desperta um sentimento amoroso desta grande família em Cristo.

Josmari Pauzer