Comunicamos, com pesar, o falecimento do Irmão Pedro Hinkelmann, no dia 18/12/23, no Hospital São Marcelino Champagnat, em Curitiba, PR, em
decorrência de uma parada cardiorrespiratória. Tinha 90 anos de idade e 72 anos de Vida Religiosa Consagrada Marista. Seu corpo foi velado na
Capela “Tomaz Carmeliano” do Cemitério Padre Pedro Fuss, em São José dos Pinhais, PR.  O Ir. Pedro nasceu no dia 21 de agosto de 1933 em Santa Maria, RS. Era filho de Felício e Adelaide Augusta. Com 90 anos e residente da Comunidade de São José dos Pinhais, ele sofreu parada cardiorrespiratória após passar por cirurgia femoral, não respondendo às manobras de reanimação e vindo a óbito.

“E… os sinos dobraram para o Ir. Pedro Aurélio Hinkelmann! O Advento é tempo de estar pronto para acolher o Senhor que vem! Ele parece ter ouvido de Jesus: “Vinde, bendito do meu Pai e recebei como herança o reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo!”_, cf. Mt 25, 34.

“O que é um Irmão, cf. Champagnat, deixa transparecer quem foi o Irmão Pedro H: Um Irmão é uma alma predestinada a uma grande piedade, a uma vida muito pura, a uma sólida virtude; uma alma sobre a qual Deus tem desígnios particulares de misericórdia; uma alma chamada a conhecer Jesus Cristo, a amar a Deus, a devotar-se por inteiro e para sempre ao serviço de Deus; uma alma destinada a grande glória e que nada pode satisfazê-la sobre a terra”.

Essas foram algumas das palavras do Superior Provincial, Ir. Benê Oliviera, na  Nota de Falecimento do Ir. Pedro Aurélio Hinkelmann. Clique e leia na íntegra.

Trajetória do Ir. Pedro Hinkelmann

Para homenageá-lo e honrar sua história, relembramos um pouco de sua trajetória:

Nascido em Santa Maria (RS) em 21 de agosto de 1933, Irmão Pedro Aurélio Hinkelmann fez seus Primeiros Votos em 2 de fevereiro de 1951 em Porto Alegre (RS) e os Votos Perpétuos em 11 de janeiro de 1956 em sua cidade natal.

Sua consagração como noviço aconteceu em 2 de fevereiro de 1950 no Instituto Nossa Senhora Medianeira, em Veranópolis (RS). Em seu Estado natal, passou pela Comunidade Marista de Passo Fundo e pelo Colégio Marista de Cachoeira do Sul. Em 1957, se transferiu para o Abrigo de Menores Educandário 25 de novembro, em Florianópolis (SC). Dois anos depois, em 1959, rumou para o Colégio Marista Paranaense em Curitiba (PR) e retornou ao Abrigo de Menores em 1960, onde permaneceu até 1964.

Em janeiro de 1965 iniciou as atividades de secretário no Colégio Marista São Luís, em Jaraguá do Sul (SC), onde permaneceu até dezembro de 1966. Em 1967, passou pela Casa do Estudante Marista em Florianópolis e retornou para mais uma temporada no Abrigo d Menores.

Decidiu estudar na Comunidad El Escorial, em Madrid, no segundo semestre de 1970. De volta ao Brasil, passou pelo Noviciado Marista, pela Casa do Estudante Marista e pela Residência Provincial Florianópolis, todos na capital catarinense. Foi a Curitiba para um período no Colégio Marista Paranaense em 1988, ficando no local até 1995. No ano seguinte, foi Superior na Residência Marista de Pouso Redondo (SC), e voltou para o Colégio Marista Paranaense. Desde 2018 estava na comunidade Irmãos de São José dos Pinhais.

Homem simples e do trabalho

“Homem simples e jamais desocupado, poder-se-ia dizer que o seu nome era *Trabalho*, chegando a atuar no Conselho Estadual de Educação (CEE) de SC. Parafraseando Chaplin, precisamos de humanidade sobre as máquinas; precisamos de decisões empáticas em cima do que os números, dados e resultados nos mostram. Mais do que números, dados e resultados, lidamos com pessoas. Parece ter sido esse o legado que o inquieto e saudoso Ir. Pedro Hinkelmann nos deixa!”, disse o superior Provincial em comunicado enviado aos Irmãos Maristas.

A Comunidade Provincial apresenta fraternas condolências aos coirmãos, aos familiares e amigos do querido Ir. Pedro H que, como Jesus, *_“passou por este mundo fazendo o bem”, cf. At 10,38.

Descanse em paz!