A primeira Oficina do Patrimônio Histórico e Espiritual Marista (PHEM) de 2023 acontece 11 e 12 de abril, das 15 às 17 horas, na modalidade virtual, e tem como tema Educação para a interioridade. As inscrições devem ser feitas no portal Farol 1817 e estão disponíveis aqui.

Além das oficinas realizadas nos dois dias, nesta edição irá acontecer o lançamento do livro Educar a partir do paradigma da interioridade, de autoria do Ir. Juan-Moral Barrio. Obra que tem o objetivo de nos levar a um processo de consciência das vivências profundas que acontecem em nosso interior e valorizar o tesouro escondido que há em cada um de nós.

 

A relação entre Educação e Interioridade

Durante o primeiro dia vamos aprofundar nossos conhecimentos sobre a relação entre educação e Interioridade. Segundo o Ir. Moral, o objetivo da educação para interioridade consiste em “Ajudar a conectar consigo mesmo, a crescer no conhecimento e na profundidade pessoal para descobrir os recursos interiores e o potencial de cada pessoa. Desta consciência relacional, de sentir-se parte de um Todo, orgânico, nasce um novo compromisso social e ecológico que torna possível o desenvolvimento humano integral”.

 

A Interioridade a partir da prática meditativa

Descubra quais são os benefícios da prática meditativa, como ela dialoga com a educação, as diferenças e semelhanças entre ela e a atenção plena, e a relação com o cultivo da espiritualidade.

 

Programação da Oficina do PHEM

Dia 11 de Abril

  • Conferência: A relação existente entre educação e interioridade. Conferencista: Irmão Juan-Moral Barrio.
  • Lançamento do livro Educar a partir do paradigma da interioridade.

 

Dia 12 de Abril

  • Conferência: A interioridade a partir da perspectiva da prática meditativa e dos seus inúmeros benefícios. Conferencista: Valcir Moraes.
  • Ao final das exposições, haverá tempo para perguntas, interações e complementos entre os participantes e os especialistas chamados para a apresentação do tema.

 

Oficinas do PHEM

Há mais de 10 anos As Oficinas do PHEM são espaço de debate e aprofundamento de temas inéditos ou recortes temáticos do Patrimônio Histórico e Espiritual Marista. Ampliam a compreensão do desenvolvimento do carisma, da espiritualidade e da missão marista na história e inspiram as práticas atuais de nossa instituição. As Oficinas integram a grade de cursos de curta duração ofertados pelo Memorial Marista.

 

Serviço

Oficina do PHEM 2023

Tema: Educação para a interioridade

Data: 11 e 12 de Abril

Horário: 15h às 17h

Local: Online (Via Teams)

Inscrições: Clique aqui

 

>>> Conheça o Memorial Marista

>>> Saiba como foi a última Oficina do PHEM