Há 22 anos, no dia 18 de abril de 1999, a Praça São Pedro, no Vaticano, estava repleta de fiéis. Entre eles, maristas de diversos países, que tiveram a alegria de presenciar a canonização de São Marcelino Champagnat

Na ocasião, o Papa João Paulo II falou sobre o coração ardente de Marcelino. E, finalmente, o anunciou como santo da Igreja. 

O processo teve início em 1888. No ano de 1955, o Papa Pio XII o proclamou como Beato. Já em 1998, a Congregação Ordinária dos Eminentíssimos Cardeais e dos Excelentíssimos Bispos reconheceu um milagre de Marcelino. Em seguida, o Papa João Paulo II promulgou um decreto com esse reconhecimento. 

São Marcelino em palavras do Papa Francisco

Em carta endereçada aos Irmãos Maristas, em virtude do Bicentenário da fundação da Congregação, em 2017, o Papa Francisco recordou algumas das virtudes de nosso fundador.

“São Marcelino Champagnat foi um inovador para o seu tempo no âmbito educativo e da formação. Ele mesmo experimentou a necessidade do amor para poder conseguir fazer brilhar as potencialidades que cada criança tem escondidas dentro de si”, escreveu o Santo Pontífice.

Canonização São Marcelino Champagnat

De acordo com o Papa Francisco, a partir do exemplo do Padre Champagnat, podemos compreender que a educação é coisa do coração. E que o ofício dos educadores e educadoras implica em uma entrega constante. Sem dúvida, exige também uma parcela de sacrifício. No entanto, é um caminho que pode levar à construção de um mundo melhor e mais solidário.

Ser Santo

Fazendo um paralelo com a visão de santidade defendida pela tradição cristã, São Marcelino foi um homem próximo de Deus. Dessa forma, orientado pela fé e pela devoção, vivenciou o amor ao próximo em seu dia a dia. Bem como em sua obra. Principalmente, pelas crianças e jovens. 

Certamente, seu exemplo nos faz aprender sempre que olhamos para o passado. Também motiva o nosso presente. E inspira os passos que seguimos dando rumo ao futuro do Carisma Marista.

Para saber mais sobre a história de Marcelino Champagnat e outros Maristas que alcançaram o marco da santidade, acesse o e-book “Ser Santo”, lançado em 2020.