Com o intuito de auxiliar os Maristas de Champagnat interessados em desenvolver iniciativas de voluntariado, divulgamos um conteúdo para abrir e nortear esses caminhos. Assim, lançamos a primeira edição do Documento Base para a Ação Marista de Voluntariado.

Em síntese, o arquivo apresenta as informações necessárias para que as unidades, setores do corporativo e grupos da Praça da Vida Marista possam elaborar ações locais. Tanto para promover a prática entre os próprios Maristas quanto para convidar mais pessoas para se aproximarem do carisma de São Marcelino.

Ação Marista de Voluntariado

Solidariedade em ação

“A Ação Marista de Voluntariado deve ser um despertar de solidariedade, diálogo, resiliência, crescimento e corresponsabilidade”, destaca o texto de apresentação do documento. 

Além disso, a mensagem inicial retoma o que a Comissão Internacional da Missão Marista expõe em sua 12ª carta enviada às Províncias. “Somos chamados a abandonar a cultura dos egos e a promover a cultura dos ecos, diminuindo o escândalo da indiferença e das desigualdades”. Bem como “a converter nossos corações e a tornar nossas estruturas mais flexíveis, sem medo de correr riscos, a fim de nos aproximar das periferias, em defesa dos mais pobres e mais vulneráveis”

Objetivos 

O texto é inspirado na passagem bíblica de Marcos (10, 45) – “Eu vim para servir e para dar a vida em favor de muitos” . Ademais, o conteúdo tem a finalidade de auxiliar nos seguintes objetivos:

  1. Educar para a solidariedade. 
  2. Compreender o contexto em que se está inserido.
  3. Voluntariar para a sociedade.
  4. Responder aos apelos da Doutrina Social da Igreja. 
  5. Promover a missão Marista no território/comunidade.

O documento é resultado do trabalho das áreas de Identidade, Missão e Vocação da Diretoria Executiva de Educação Básica do Grupo Marista e da PMBCS.

>>> Clique aqui para acessar o Documento Base para a Ação Marista de Voluntariado. 

>>> Leia também o guia digital “Quero ajudar! Mas por onde começo?”, do portal Solidariedade que Aquece.