“Servir e servir primeiro – Voluntariado e aprendizagem-serviço”. Este é o título da décima segunda carta da Comissão Internacional de Missão do Instituto Marista, que chega a todas as Províncias no mês de março de 2022.
A mensagem aborda a importância dos voluntários para que, por exemplo, seja possível a prática de “Igreja em saída”. Ou seja, expandir braços para acolher mais pessoas que precisam. Dessa forma, o texto escrito pelo Ir. Valdicer Civa Fachi trabalha o espírito missionário de ir além das fronteiras, principalmente para a continuidade da missão marista.
A saber, a carta da Comissão também apresenta o conceito de aprendizagem-serviço, a filosofia educacional que promove o valor das atividades de solidariedade a favor da comunidade. Na qual os estudantes vivenciam, na prática, como é aplicar competências para resolução de problemas reais e melhorias no mundo.
Voluntariado e solidariedade em prol de quem precisa
Como consequência das necessidades atuais e com consciência da identidade marista, o Ir. Valdicer deixa alguns convites aos leitores. Sobretudo aos Maristas de Champagnat:
- Continuar e reafirmar nossa opção por crianças e jovens pobres e marginalizados.
- Preparar os Maristas de Champagnat para viver e desenvolver sua missão, interconectada e colaborativamente, em um espírito de serviço.
- Empoderar e dar protagonismo às crianças e aos jovens. Nós estamos com eles e para eles.
- Criar oportunidades concretas de formação e orientação para voluntários em todas as Unidades Administrativas.
- Fortalecer as redes de vida e de missão, criando um sentido de corpo e identidade.
- Servir, e servir primeiro, como fez Jesus de Nazaré.
>>> Clique aqui para ler e baixar a mensagem completa.
Veja todas as mensagens da Comissão
Formada por Irmãos e Leigos, a Comissão Internacional assumiu a tarefa de refletir sobre a centralidade da missão marista nos dias atuais. Para compartilhar suas ideias, reflexões ou experiências após a leitura desta mensagem, escreva para o e-mail: [email protected].
Além disso, neste link você encontrará todas as mensagens que a Comissão publicou nos últimos meses. Certamente, são diretrizes importantes para nossos tempos.