Projeto Entrelaça, a Fundação de Educação com a parceria do Marista Escola Social Anita Cordeiro promovem Formação Continuada aos Professores de Paiçandu. A formação aconteceu no último dia 01 de fevereiro. O evento contou com a presença de cerca de 350 professores que atuam nas 15 unidades de ensino do município.

O objetivo da atividade foi promover a formação dos professores do município. Assim favorecendo reflexões e alinhando teoria e prática que possam contribuir com o fazer docente.
Dois temas nortearam a formação: Propósito, Saúde Mental e Educação ( Práticas Restaurativas/ Comunicação Não Violenta). Além disso, contou com a Apresentação do Relatório final do Diagnóstico do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e adolescente de Paiçandu, realizado em parceria com o Centro Marista de Defesa da Infância. Além também da apresentação dos números do Projeto Entrelaça de atividades já realizadas e o cronograma para 2024.

Avaliações

Para Márcio Castilho – Articulador Local – ” a formação foi mais uma excelente iniciativa de fortalecimento da formação continuada dos professores, que vem de encontro com o segundo eixo do Projeto Entrelaça. Com mais essa iniciativa, o projeto vem deixando sua marca positiva e visibilizando seus propósitos de estar no município. Espera-se que os conhecimentos partilhados possam ser assimilados, colocados em prática no dia-a-dia de cada educador/a, atores e mediadores do ensino aprendizagem dos alunos”, frisa.

A professora Cláudia Rodrigues, que dá aulas para o Ensino Fundamental, avalia positivamente as atividades. ” Mais um ano se inicia, com ele uma formação completa, cheia de muitos conhecimentos e experiências que nos fez refletir de como vivemos e nos realizamos como pessoas e profissionais” , completa.

A Assessora Educacional da Fundação de Educação de Paiçandu, Maiza Oliveira, relata a importância da parceria com o Projeto Entrelaça. “A parceria junto ao Entrelaça nos oferece benefícios de diversas maneiras, incluindo a atualização de conhecimentos, aprimoramento de habilidades pedagógicas e a oportunidade de se manterem atualizados com as últimas tendências educacionais. O estudo é único, é nosso. As experiências adquiridas continuam sendo parte valiosa do nosso crescimento pessoal e profissional”, finaliza.

Projetos em 2024

O Projeto Entrelaça, para 2024, tem como prioridade de ação o Curso de Facilitadores em Justiça e Práticas Restaurativas. Serão 32 horas de curso de dois módulos, tendo como público alvo : professores, conselheiros municipais, lideranças comunitárias e a ampliação dos Círculos de Construção de Paz para mais estabelecimentos de ensino e a comunidade.