Às vezes, quando nos deparamos com um feito grandioso – que faz parte de uma história de longos anos, envolve muitas pessoas e impacta positivamente tantas vidas –, podemos nos perguntar qual foi o momento decisivo que deu início ao processo de realização de tudo isso.
Quando foi que o entusiasmo deixou de habitar somente o campo das ideias e partiu também para a prática no mundo real? Quando o sonho ganhou força e gerou ação para começar a se concretizar?
Promessa de Fourvière
Para a Família Marista, o dia 22 de julho de 1816 certamente foi um desses momentos.
Foi nessa data que doze jovens (provenientes da formação filosófico-teológica do Seminário Santo Irineu, sendo vários recém-ordenados sacerdotes) reuniram-se no Santuário de Fourvière, em Lyon, na França. E, nessa colina, consagraram-se à Sociedade da Bem-Aventurada Virgem Maria, que se comprometeram a criar. “A história também registra que no dia seguinte, 23 de julho, Champagnat subiu sozinho ao santuário de Fourviére, para confiar à Boa Mãe, Maria, o ramo dos Irmãos educadores-catequistas, obra que seus companheiros o haviam incumbido de fundar”, detalha o Superior Provincial da Província Marista Brasil Centro-Sul, Ir. Benê Oliveira.
A fundação de uma sociedade religiosa que atuaria por meio de missões e da educação de crianças e jovens: essa foi a Promessa de Fourvière. Ajoelhados aos pés de Nossa Senhora, a quem confiaram suas intenções e ações, eles juraram construir uma grande obra missionária e educativa para tornar Jesus Cristo conhecido e amado.
Entre os jovens sonhadores, estavam Marcelino Champagnat e Jean-Claude Colin, que posteriormente fundaram a Sociedade de Maria, dos Padres Maristas. Bem como o Instituto Marista, dos Irmãos Maristas.
>>> Ouça um fragmento da Promessa de Fourvière:
Documentos inéditos
Você sabia que existem apenas três cópias da imagem da Promessa de Fourviére? Clique aqui para conhecer. A cópia foi feita pelo padre Pierre Colin. Uma das três cópias está na Casa Geral dos Maristas e a cópia que a PMBCS possui foi gentilmente cedida pelo Arquivo dos Padres Maristas em Roma.
Além disso, temos agora a tradução do documento da Promessa e você pode conhecer acessando aqui. A tradução foi realizada pelos padres maristas Jean Coste e Gaston Lessard, na obra “Originales Maristes”.
Recado do Provincial para a data
“Que o Espírito de Deus, que nos chamou à existência em Fourviére, nos anime hoje, como Maristas de Champagnat, a continuar trabalhando pela renovação de nossa Igreja (apoiando o magistério do papa Francisco) e por melhores dias para nosso país (somando forças com aqueles/as que realmente são comprometidos com a vida do nosso povo)” – Ir. Benê Oliveira
Ademais, para celebrar a data, o Ir. Benê Oliveira indica dois materiais produzidos:
-
Canto “Boa Mãe de Fourviére” (gravado pelos Irmãos Clebio e Vitor):
-
Vídeo do Ir. Antônio Ramalho (Brasil), ex-Conselheiro Geral e atual Conselheiro da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN) com uma breve reflexão sobre o significado da Promessa de Fourviére: