O quinto Encontro com os Superiores das Unidades Administrativas, promovido pelo Conselho Geral Marista, aconteceu em Notre-Dame de L’Hermitage com o tema “A solidez da rocha: do novo La Valla ao novo Hermitage”. O encontro teve como objetivo principal refletir sobre a caminhada do Instituto Marista desde a celebração do Bicentenário em 2017, denominado “Um Novo La Valla”, até os dias atuais, às vésperas da celebração do Bicentenário da Casa Mãe do Instituto, inaugurada em 1825. O encontro aconteceu entre os dias 4 e 9 de março.

Durante o encontro, os Provinciais Maristas foram convidados a imaginar o futuro da vida Marista, escutando o Espírito e esforçando-se para descobrir o que Deus quer que sejamos e façamos como seguidores de São Marcelino Champagnat. O programa incluiu momentos de reflexão, oração, compartilhamento de experiências e visitas à Casa de La Valla.

Além dos superiores das 22 provinciais e os 3 superiores de distritos, juntamente com os 6 conselheiros gerais, o Superior e Vigário gerais, o Ecônomo e Secretário gerais, também foram convidados os diretores dos secretariados e departamentos da Administração Geral.

Primeiro dia

O primeiro dia de encontro também teve como objetivo refletir sobre o tema da espiritualidade e do cuidado com a vida Marista. Além de gerar uma visão do futuro do Instituto, compartilhando a caminhada sobre o tema da Reconfiguração, avançando sobre o tema da sustentabilidade, fundos e apoio, e discutindo projetos em andamento.

Para o Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, o evento relembrou os compromissos iniciais trazidos por Champagnat aos primeiros Irmãos, na fundação do Instituto e da casa de L’Hermitage. “Os Provinciais, por sua vez, reafirmaram o valor e a necessidade dos Encontros Anuais com o Conselho Geral. Ao redor da imagem da Boa Mãe tivemos uma celebração mariana, confiando-lhe a caminhada do Instituto e das Províncias e Distritos, todos alicerçados na “solidez da rocha: do novo La Valla ao novo Hermitage”, afirma.

Segundo dia

No segundo dia do encontro com os Provinciais Maristas, foi aprofundado o tema da espiritualidade e do cuidado com a vida Marista. Inspirados pela frase “A solidez da rocha”, os participantes foram motivados a descobrir o sagrado por trás da pedra, além do visível. O dia incluiu um retiro pela manhã, liderado pelo Vigário Geral, Ir. Luis Carlos Gutiérrez, e uma meditação contemplativa sobre a coragem de Champagnat ao construir a Casa Mãe do Instituto em um momento de crise.

A parte da tarde abordou o cuidado da vida Marista, especialmente dos Irmãos mais jovens, destacando a importância de uma “cultura do cuidado”. Os participantes compartilharam reflexões sobre a qualidade da vida Marista, processos espirituais, vida comunitária e apostolado acompanhado e discernido. O dia culminou com a celebração eucarística em memória da colocação da primeira pedra da Casa de Notre Dame de l’Hermitage, marcando o início da celebração do bicentenário da construção da casa mãe do Instituto Marista.

Terceiro dia

O terceiro dia de atividades focou na reconfiguração no Instituto Marista e na vida marista. Pela manhã, os participantes discutiram os tipos de reconfigurações possíveis, como interna, canônica e das estruturas jurídicas civis, aprendendo com experiências passadas. A reconfiguração é vista como um meio de promover mudanças positivas, eficiência, planejamento estratégico e colaboração, realinhando o Instituto com sua missão e carisma. Líderes compartilharam experiências e reflexões sobre os processos vivenciados em suas regiões.

Na sessão da tarde, foram apresentados o processo da nova Guia de Formação e o Fórum Internacional sobre a Vocação Marista Laical, destacando a importância da identidade e formação dos leigos maristas. O dia encerrou com encontros nas fraternidades, promovendo a integração e partilha entre os participantes.

Quarto dia

No quarto dia, os participantes focaram na área da missão e solidariedade, iniciando e encerrando as atividades na Capela onde repousam São Marcelino Champagnat e o Irmão Francisco. A parte da manhã foi dedicada a informar sobre os processos em andamento, como a III Assembleia Internacional da Missão Marista e o documento “Nos passos de Marcelino Champagnat: Missão Educativa Marista”. O Secretariado da Solidariedade também apresentou seu trabalho, destacando a necessidade crescente de ação solidária diante de situações dramáticas no mundo.

Na segunda sessão, o Superior Geral comunicou uma reestruturação no organograma da Administração Geral, anexando o departamento Colaboração para a Missão Internacional ao Secretariado de Solidariedade. O cuidado com as pessoas incorporadas aos projetos Fratelli e LaValla200 passou ao Secretariado Irmãos Hoje. Houve também apresentações sobre a situação das comunidades LaValla200 e dos projetos Fratelli, com testemunhos de líderes provinciais. O dia terminou com uma celebração eucarística presidida pelo Padre Bruno Cornier.

Quinto dia

No quinto dia, o tema foi “O futuro – Novo Hermitage: vida e missão”. O dia começou e terminou com atividades na Capela, refletindo sobre o papel de cada um na construção do novo Hermitage. Houve reflexões sobre a co-criação divina e o papel dos maristas na educação, pastoral e defesa dos direitos. Foram discutidas ideias para o futuro do Instituto, incluindo a preparação para o próximo Capítulo Geral nas Filipinas em 2025. O Ir. Jorge Gaio, Ecônomo Geral, falou sobre a sustentabilidade financeira da vida e missão Maristas, destacando a importância de equilibrar economia e missão. A jornada terminou com informações sobre as causas de canonização de irmãos e um momento de oração nas fraternidades.

Sexto dia

No último dia do encontro, o tema foi liderança. A oração da manhã enfatizou Maria como promotora do ministério de Jesus. Em seguida, houve reflexões sobre o cuidado pessoal como líder e o cuidado da equipe. O Ir. Ken McDonald, Conselheiro Geral, falou sobre a importância de equilibrar a saúde física, psicológica e espiritual para liderar eficazmente. O Ir. Luis Carlos Gutierrez, Vigário Geral, destacou a necessidade de criar um ambiente de confiança mútua para uma equipe funcionar bem. O encontro concluiu com agradecimentos e uma oração dirigida pelo Superior Geral, seguida por uma peregrinação à Basílica de Fourvière, em Lyon, onde Champagnat fundou a Sociedade de Maria. Assim, presentes na Basílica de Fourviere, onde os primeiros Irmãos fizeram a promessa de criação do Instituto, os Irmãos reafirmaram o compromisso com a Missão Marista e seus valores.