Em 1817, São Marcelino Champagnat fundou o Instituto Marista, na França. Uma obra educativa dedicada à educação evangelizadora de crianças, adolescentes e jovens, especialmente aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Mesmo após mais de 200 anos, os Maristas de Champagnat, dão continuidade à obra a partir da figura de Maria, como modelo de seguimento dos ensinamentos do Salvador.

Em 1840, Marcelino Champagnat morre aos 51 anos, em L’Hermitage. Hoje, após mais de 200 anos de história, os Maristas de Champagnat (Irmãos, Leigos, Leigas e Colaboradores) ainda dão continuidade à sua obra de educação evangelizadora.

O Ir. Rafael Fagner Ferreira, nos conta um pouco sobre sua experiência na Casa Mãe do Instituto Marista.

Capela de L’Hermitage

L’Hermitage é considerada a Casa Mãe do Instituto Marista. A saber, o Padre Champagnat e os primeiros Irmãos Maristas, em 1824 construíram um dos edifícios da Capela.

Em 1836, devido ao contínuo aumento no número de membros do Instituto, Marcelino Champagnat viu-se obrigado a realizar novas construções para proporcionar um abrigo mais confortável aos Irmãos. A capela que existia tornara-se pequena, então decidiu empreender a construção de outra, mais ampla. E, para isso, ergueu uma nova ala na casa. Como de costume, os Irmãos realizaram parte dos trabalhos. Champagnat, embora sobrecarregado com a administração, orientava os operários e trabalhava na construção a maior parte do dia.

Os Irmãos inauguraram a nova capela no final do retiro, em 1836. Trinta anos depois, a construção começou a apresentar problemas estruturais, sobretudo na cobertura, que ameaçava ruir. Então, em 1865, iniciaram a reforma da capela, conferindo a ela o formato e as dimensões que apresenta atualmente. Essa capela reformada foi inaugurada em outubro de 1877.

Em 1989, houve outra grande reforma na capela, mas somente na sua decoração interna, por ocasião do bicentenário do nascimento do fundador. Nesse restauro foram valorizados três elementos do coro: o altar, o sacrário e a estátua da Virgem com o coração de prata. Esses três elementos são do tempo de Champagnat.

Finalmente, em 1955, por ocasião da Beatificação de Marcelino, decidiu-se construir um altar lateral, para ser a “capela do relicário”. O Ir. Rafael Fagner Ferreira, explica que no relicário estão os restos preciosos de Marcelino Champagnat, relíquias de primeiro grau, ambiente de grande sentido e espiritualidade, trazendo a luz todas história e esforço do fundador para com o instituto hoje.

“Vale destacar que a capela de L’hermitage possui uma mística que aproxima ainda mais nosso coração Marista do Fundador Marcelino Champagnat, saber que Marcelino e os primeiros Irmãos utilizaram aquele espaço para um maior contato com Deus e recomendar a Boa Mãe o labor diário e a missão que iniciavam é sentir-se também corresponsável por essa missão”, afirma o Irmão.

Saiba Mais!

Viagens pelo Mundo Marista – França