Pela primeira vez desde que foi formada a Rede de Economato da Região América Sul, a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) recebeu um encontro dos ecônomos das Províncias que fazem parte da Região. Entre os dias 26 e 29 de julho, no Centro Marista Champagnat, em Curitiba (Paraná-Brasil), a reunião que não acontecia de maneira presencial há dois anos, permitiu momentos de partilha sobre desafios, boas práticas e oportunidades de sinergia.

Composta pelas Províncias Brasil Centro-Sul, Centro Norte, Sul-Amazônia, Cruz del Sur (Argentina, Uruguai e Paraguai) e a de Santa Maria de Los Andes (Chile, Bolívia e Peru), a Região América Sul nasceu para fortalecer a Missão Marista. E, assim, garantir a sustentabilidade da instituição.

De acordo com o Ecônomo Geral do Instituto, Ir. Jorge Gaio, que também participou do evento, essa aproximação entre as Províncias é importante para a vitalidade das obras. “Precisamos olhar para o futuro e começar a planejá-lo hoje, pois logo esse futuro chega e nós precisamos estar preparados. Uma atuação em rede soma esforços nos pontos estratégicos econômicos e financeiros que irão garantir a sustentabilidade da Missão”, reforçou.

O Ecônomo também lembrou as prioridades elencadas durante a última Conferência dos Provinciais – em março, em Roma – que poderão servir como norte para os trabalhos da Rede de Economato da América Sul.

Além disso, durante o evento em Curitiba, todas as Províncias apresentaram um resumo de sua atuação. E dividiram seus desafios e iniciativas que podem ser replicadas a nível de rede.  

Encontro Economato Região América Sul

Transparência e diálogo

Como boa parte dos representantes das Províncias assumiu recentemente a função de Ecônomo – a partir dos Capítulos Provinciais –, a reunião em Curitiba, certamente, marca um novo momento de planejamento para a Rede de Economato da América Sul.

Para o Ir. Délcio Balestrin, Ecônomo da PMBCS, a participação do Ecônomo Geral do Instituto foi fundamental. “Nós agradecemos a transparência com que dados importantes sobre a atuação global Marista nos foram apresentados. Isso é importante para termos subsídios em tomadas de decisões e planejamentos”. Ademais, o Irmão sugeriu que os temas tratados no encontro da Rede sejam compartilhados com os Conselhos Provinciais. “Isso irá garantir um alinhamento e que todo o planejamento e execução de projetos e iniciativas façam sentidos para todos”, salientou.  

A sugestão foi endossada pelo Secretário da Região América-Sul, Leonardo Soares. “A Rede tem um papel essencial de fazer chegar todo esse trabalho que é articulado em grupo nas unidades e obras. É uma maneira de fazer ecoar em todas as instâncias as articulações que estão sendo realizadas, atuando no presente para transformar o futuro”, disse.

Encaminhamentos do Encontro

Ao fim do Encontro, a Rede de Economato da Região América Sul elencou próximos passos para a atuação em rede. Tais como a priorização, finalização e inclusão de projetos. Bem como seus desdobramentos, acompanhamento de iniciativas e indicadores, além de encaminhar as agendas para os anos de 2023 e 2024.

A saber, um segundo encontro da Rede já está marcado para acontecer virtualmente, em novembro de 2022.