Aproximadamente 50 Irmãos, Leigos, Leigas, colaboradores e lideranças da Província Marista Brasil Centro-Sul e do Grupo Marista estão participando de um retiro virtual, de 20 a 23 de julho de 2021. 

A atividade é conduzida pelo tema “Espiritualidade, Mística e Carisma”. E conta com a assessoria do Frei Luiz Carlos Susin – frei capuchinho, mestre e doutor em Teologia.

Retiro como tempo de união com Deus

Primeiramente, Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, assim se dirigiu aos participantes: “Estamos unidos a todos quantos estão fazendo a experiência dessa recoleção espiritual de refontização e de saciedade da nossa sede de união com Deus na oração, pela prática dos três “S” recomendados pelo Papa Francisco – Silêncio, Solidão, Senhor:  no silêncio, a eloquência de Deus; na solidão, o solitário que se transforma, pela fé, em solidário; no Senhor, a certeza de que Ele é o ontem, hoje e sempre”.

Na abertura do encontro, Ir. Benê também fez uma reflexão sobre o período de pandemia. “O coronavírus pode até ter pretendido, mas não teve a última palavra: Deus é o Criador, o Redentor e Santificador da humanidade”, destacou.

Oração e reflexão

De acordo com o Superior Provincial, certamente o retiro proporciona dias fecundos de recolhimento em Deus. Dias capazes de ajudar os participantes a confrontar vida, vocação, família, comunidade, missão, realidade e pandemia. 

Sobre esses dias, ele ainda completa: “’A oração que nasce da convicção de que a vida não é algo que passa por nós, mas um mistério surpreendente que suscita em nós a gratidão, o louvor, a poesia, a música, a súplica’ [Alegremo-nos, estamos vivos!] ‘com Deus, o verdadeiro companheiro de caminhada no meio das provações da vida, boas ou más’”, conforme nos diz o Papa Francisco.

A saber, o retiro está inserido no projeto da Praça da Vida Marista, que tem a finalidade de promover encontros para troca de experiências. Bem como para o fortalecimento da missão.