Entre os dias 08 a 17 de dezembro aconteceu a última edição do ano dos círculos restaurativo do Projeto Entrelaça nos espaços escolares e território de Paiçandu.

Ao todo foram 9 encontros que envolveram alunos, professores, representantes de famílias, comunidade. Foram em torno de 200 pessoas envolvidas diretamente nesta edição.

O encontros foram marcados por momentos de muitas emoções, sentimentos compartilhados a luz do ano que se finda, dos propósitos, objetivos, desafios enfrentados, momentos felizes em que cada participante vivenciou.

O articulador local das atividades, Márcio Castilho, faz um balanço das atividades: “Ao término desse ano de atividades rendemos graças a Deus e a todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente com o projeto seja em nível provincial, seja em nível local, pela confiança, espírito cooperativo, abertura e apoio dos quais foram fundamentais para que pudéssemos realizar os trabalhos e chegar a tantas pessoas, e espaços, finalizamos o ano com coração aquecido e feliz com os resultados preliminares, enfatiza.

A Assessora Educacional da Fundação de Educação, Maíza Oliveira, expressa seu parecer da parceria: “somos imensamente agradecidos e agraciados pela significativa parceria que tivemos no ano de 2023 que vem trazendo importantes frutos para a rede municipal de educação e a comunidade paiçanduense. O Entrelaça sem dúvida está sendo um grande presente para nosso município, queremos reafirmar o compromisso para continuarmos unidos pela parceria em 2024”, finaliza.

O projeto retorna com suas atividades no dia 01 de fevereiro de 2024 com o Dia Pedagógico (Formação Continuada para os profissionais de educação de Paiçandu). Na oportunidade , haverá também a apresentação formal do resultado do Diagnóstico do Sistema de Garantia de Direitos de Paiçandu, trabalho este construído em parceria com o Centro Marista de Defesa (CMDI)

Números gerais do Projeto Entrelaça em 2023:
• 6 formações – com temáticas envolvendo a formação continuada construído em parceria com a Fundação de Educação. 28 horas de curso presencial. Participação de professores, equipes pedagógicas, direções, lideranças comunitárias. 400 participantes cada.
• 4 edições dos Círculos de Construção de Paz, sendo ao todo 30 encontros no território envolvendo ( famílias, adolescentes, crianças, equipes das escolas);
• 40 reuniões de articulação em espaços de incidência (Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Assistência Social, Conselho Municipal de Saúde, Dimensão Sócio Transformadora da Evangelização da Arquidiocese de Maringá, Equipe de Preparação da Assembleia Avaliativa da Ação Evangelizadora da Arquidiocese)
• 30 agendas de articulação com lideranças locais, regionais e estaduais;
• 15 agendas em prol do Diagnóstico do Sistema de Garantia de Direitos das Crianças e Adolescentes;
• Participação na Conferência Estadual de Saúde representando o município de Paiçandu;
• Participação na Comissão Organizadora da Conferência Municipal de Saúde, Assistência Social e na Comissão de Eleição dos Conselheiros Tutelares;
• 4 inserções na Mídia Regional – (Rádio Colméia , TV Evangelizar, TV Maringá Band)
• 2 participações em eventos em nível nacional (Simpósio de Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz – Porto Alegre, Congresso Missionário Nacional – Manaus);