De 20 de maio de 2022 até 6 de junho de 2023, o Instituto Marista promove o Ano das Vocações Maristas. Uma iniciativa com o intuito de celebrar as vocações que mantêm vivo o carisma de Champagnat. Bem como para fortalecer a cultura vocacional.

Para embalar esse período, o lema é “Cuidar e gerar vida Marista”. Frase com inspiração, principalmente, na circular Lares de Luz, do Ir. Ernesto Sánchez, Superior Geral do Instituto Marista. 

“Todos quantos experimentamos a felicidade e o dom de ser Irmão e Marista de Champagnat, haveremos de mobilizar as melhores energias e iniciativas na acolhida desse Ano da Graça de Deus para a nossa Família Religiosa, colocando o nosso compromisso pessoal, comunitário e institucional para o desenvolvimento do Ano das Vocações Maristas”, salienta o Superior Provincial da PMBCS, Ir. Benê Oliveira.

Confira a mensagem completa do Superior Provincial da PMBCS para o início do Ano das Vocações:

 

Ano das Vocações Maristas

Lançamento do Ano das Vocações Maristas

O lançamento deste período importante aconteceu no dia  20 de maio, data em que também celebramos o nascimento de nosso fundador, São Marcelino.

Acompanhe como foi:

O Instituto Marista terá uma programação especial ao longo do ano. No entanto, as Províncias também são convidadas a desenvolver atividades locais, de acordo com a realidade de cada região.

>>> Acesse o Guia do Ano das Vocações Maristas (pdf).

Chamado à felicidade

Partimos do princípio de que a vocação é um chamado para atender à vontade de Deus, mas também um chamado à felicidade. Ou seja, para o encontro com um projeto de vida em plenitude. Para uma vida cheia de amor e comunhão.

Muitos Irmãos e Leigos, nos diferentes continentes, já sabem o que é viver apaixonadamente o carisma aprendido a partir do exemplo de São Marcelino Champagnat. Atualmente, o desafio é criar mais oportunidades para mostrar esse carisma em ação, falar de sua permanente relevância e convidar mais pessoas a se unirem à nossa missão.

Logotipo e seus significados

A saber, o logo do Ano das Vocações Maristas simboliza um broto na mão do jardineiro. Isso porque os novos brotos nas plantas costumam ser delicados e, portanto, necessitam o máximo de cuidado. Assim como as vocações, que precisam ser semeadas e cuidadas com atenção, para que desabrochem e permitam que o jardim floresça.

Além disso, os detalhes da marca estão repletos de significados. Primeiramente, o talo que remete ao M de Maria e de Marista. E que desemboca em duas folhas (Irmãos e Leigos Maristas), em forma de coração. Ou seja, ambos os caminhos têm base no amor ao carisma, mas também exigem movimento e saída da zona de conforto.

Por fim, a cor azul está ligada à fidelidade para com a essência Marista. O compromisso com a missão educativa e evangelizadora. Já o laranja sugere o ardor da novidade diante das necessidades atuais e a vitalidade.

Ano das Vocações Maristas

Objetivos do Ano das Vocações Maristas

Em resumo, o Ano das Vocações Maristas tem por objetivo trabalhar os quatro tópicos listados em seguida:

  1. Redescobrir a paixão original que nos moveu a ser Maristas.
  2. Promover e nutrir a vida Marista em toda sua diversidade e reconhecer e apoiar os diferentes caminhos vocacionais.
  3. Promover a vocação entre os jovens.
  4. Reafirmar que vale a pena ser marista hoje!

Dessa forma, o Ano das Vocações Maristas é um período de esforço renovado para tornar nosso ser visível “como o dom do Espírito Santo para a Igreja. E uma graça sempre atual para o mundo” (conforme Constituições e Estatutos). 

>>> Veja também a oração pelo Ano das Vocações Maristas.

>>> Baixe o pacote com todos os materiais do Ano das Vocações Maristas.