Como o próprio nome sugere, o Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) contribui para difundir o jeito Marista de ser dentro das famílias, bem como nas comunidades. Por isso, a vida compartilhada é um dos pilares desse grupo. 

Assim, são essenciais os momentos em que os integrantes se reúnem para partilhar experiências, os êxitos alcançados e as ideias de como seguir em frente. Foi o que aconteceu no mais recente Encontro Regional do MChFM de São Paulo, com a participação das Fraternidades do estado, membros do Laicato Jovem e Irmãos Maristas.

A saber, a chácara do Colégio Marista Arquidiocesano, em São Bernardo do Campo (SP), sediou o encontro nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2022.

Partilha e espírito de família em alta

De acordo com Josmari Aparecida Pauzer, coordenadora do MChFM na PMBCS, sem dúvida os dias foram de vivência do verdadeiro espírito de família, que é um diferencial do Instituto Marista. “Um conjunto de sentimentos de respeito, amor, confiança e pertencimento. No espaço oferecido pelo Regional, nos sentimos em casa, partilhamos vida, espiritualidade e missão”, descreve. Além disso, havia “um espírito de humildade, de simplicidade e de modéstia, que aprendemos de Maria, nossa Boa Mãe”.

Nesse sentido, Josmari também comenta as contribuições dos representantes da Vida Consagrada Marista: “Com os Irmãos Dario Bortolini e Davide Pedri, trabalhando e convivendo com o grupo, sentimo-nos herdeiros e transmissores do carisma de Marcelino. Como é revitalizador aprender com os Irmãos”.

Provocações

Na manhã do dia 26, primeiramente Ir. Dario falou sobre sobre as Constituições, estatutos e a  “Regra de Vida dos Irmãos Maristas”. A partir desse conteúdo, importantes questões emergiram entre os participantes, principalmente algumas provocações. Por exemplo: o que gera vitalidade para o Instituto?

O Irmão deu enfoque, sobretudo, na vida em fraternidade. Visto que nos capítulos da Regra de Vida há a distribuição da fraternidade enquanto mistério, enquanto comunhão e enquanto missão. Ele fez questão de confirmar: “nossa vocação é de fraternidade”.

Ademais, Ir. Dario destacou: “Nosso papel, enquanto Maristas, é manifestar o rosto de Cristo, sermos profecia para o mundo. Facilitar a vida dos demais, cuidarmos para gerar mais vida”.

Cuidado com as vocações

Em seguida, na parte da tarde, o tema foi o Ano das Vocações Maristas. Em resumo, os participantes conversaram sobre aspectos relevantes debatidos no Fórum Internacional da Vocação Marista Laical. E como a vocação de Leigos e Leigas está em sintonia com a Vida Consagrada dos religiosos Maristas. 

Como ensina o documento Água da Rocha (30):

“Ao modo de nossas primeiras comunidades, espelhamo-nos na família de Nazaré para desenvolver as atitudes que tornam realidade o espírito de família: amor e perdão, entreajuda e apoio, esquecimento de si, abertura aos outros e alegria. Esse tipo de relacionamento tornou-se a característica do nosso modo de ser Marista”.

Trocas valiosas

Elisângela Gasparini Mondin de Souza, da Fraternidade Irmão Gilberto Rocha, de São Paulo (SP), agradece pela acolhida que todos dedicaram a ela e sua família. “Foi um momento muito significativo de partilhas que tivemos juntos. Os relatos dos Irmãos trazem muitas vivências da marca histórica Marista, o quanto a missão é de comprometimento de se doar e servir. Ricardo e eu temos muita sede de beber dessa fonte do carisma de Marcelino Champagnat. Que Deus e Maria possam nos iluminar, dando discernimento para fortalecer nossa caminhada”, diz.

“O espírito comunitário que aplicamos neste fim de semana lá na Chácara é a demonstração mais cristalina e evidente de que nós todos Cuidamos e Geramos Vida (Vida Marista)”, afirma João Ricardo Nishiura, mais conhecido como Johnny, da Fraternidade Irmão Panini, também da capital paulista. 

“O nosso encontro da Praça de Vida Marista foi maravilhoso! Partilha, oração, comprometimento, alegrias, desabafos, tudo isso com muita tranquilidade e leveza. Amamos estar participando. Nos sentimos dentro de uma família amorosa, com pessoas incríveis de se conviver! Agradeço toda partilha e convivência”, relata Adriana Sedrez, da Fraternidade Maria de Nazaré.

Do mesmo modo, Chico Sedrez acredita que o Regional tem bons desafios pela frente. “Cabe-nos, como Leigas e Leigos, Maristas de Champagnat, investir mais intensamente na vida partilhada, no aprofundamento dos laços entre fraternos e outros leigos participantes da Vida Marista, sempre mais juntos com os Irmãos Maristas, para garantir perseverança e qualidade cristã às nossas vivências cotidianas. O trabalho nas comunidades eclesiais e o nosso engajamento em favor da Vida na sociedade são frutos de nossa vocação laical Marista. Que continuemos nos apoiando, incentivando nossos grupos e restaurando relações que possam estar um pouco frágeis, nesses tempos pós-pandêmicos”. 

>>> Veja quais são as Fraternidades do Movimento Champagnat da Família Marista em nossa Província e então como participar.