Durante o ano de 2023, a Diretoria de Identidade da PUCPR, campus Curitiba, se desafiou a iniciar um projeto que oferecesse a vivência e o aprofundamento no carisma Marista, o Vida Marista. Do mesmo modo, estudantes, irmãos, leigos e leigas puderam aprender mais sobre a vida de Marcelino Champagnat, durante sete encontros. As temáticas abordadas foram:

 

  1. A infância de Marcelino
  2. O chamado ao sacerdócio
  3. A promessa de Fourvière
  4. O legado deixado para nós
  5. Chamado a ser solidário
  6. Chamado a ser empreendedor
  7. Chamado ao crescimento espiritual

 

Durante os encontros, foi possível perceber o quanto era significativo para os/as participantes poder falar sobre as semelhanças entre a própria história e a vida do fundador. Gustavo Martinazzo, estudante de Teologia da PUCPR, se viu admirado com a trajetória de Champagnat. “É incrível descobrir como ele guiou os primeiros irmãos do Instituto numa autodescoberta espiritual. Sua paixão transcendente por Maria Boa Mãe, transformou as experiências mais profundas e enriquecedoras que poderia ter”, afirma. Gustavo ressalta também o conhecimento e experiência adquiridos ao longo dos encontros do Vida Marista. “Esse conhecimento fez com valorizasse cada momento que toda a graduação, entendendo que além da formação acadêmica, nunca poderia deixar de confiar e acreditar que podemos fazer maravilhas através de nossas ações, que perdurariam gerações”.

 

A saber, em 2024, estão previstos oito encontros ao longo do ano, iluminados pela temática da compaixão. Ademais, como a PUCPR celebra 65 anos, também será um tempo oportuno para valorizar figuras maristas importantes na história da Universidade.