Vivemar aconteceu entre 18 e 22 de setembro, com a presença de 48 colaboradores das Frentes de Missão, do Grupo Marista, Organização Religiosa e Marista Brasil. Evento celebra a espiritualidade Marista com os colaboradores e aconteceu no Recanto Champagnat, em Florianópolis.

O Vivemar é um projeto da Diretoria de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS. O evento tem como intenção proporcionar aos colaboradores maristas formações sobre o carisma transmitido por São Marcelino Champagnat. Um aprofundamento na espiritualidade e incentivo para a vivência da vocação laical. Há uma imersão na essência da obra iniciada por Champagnat e os primeiros Irmãos e que nos chama a dar sequência.

Travessia significativa

Segundo o Irmão Ronaldo Luzzi, um dos organizadores do Vivemar, “o encontro com Jesus, no itinerário do Vivemar, garante uma caminhada que passa pela pessoa mesma e leva aos outros. E oportuniza nessa mesma pessoa uma travessia, de um estado de vida para outro”, conclui. Assim, esse encontro, segundo o Irmão Ronaldo, proporciona uma mudança interna em quem participa dele.

Além disso, no encontro com Cristo, passando por Maria e Champagnat como inspirações, os participantes encontram no carisma Marista um modelo de seguimento. Portanto, além de mudar a vida pessoal, mudar a vida de quem tem contato todos os dias. “E as travessias que o Vivemar oportuniza na vida da pessoa são justamente essas: dos sentimentos, critérios, dos pensamentos. Pra que a gente, sempre resgatando dentro de nós o que há de melhor, tornemos o mundo um lugar um pouco melhor”, ressalta o Irmão Ronaldo.

Experiências marcantes

Nesse sentido, quem participa do encontro tem o sentimento de gratidão pela experiência que viveu durante os dias de Vivemar. Gustavo Buso, Analista de Projetos da Pró-Reitoria de Missão, Identidade e Extensão da PUCPR, vê o período como tempo de grande reflexão, crescimento espiritual e conexão com a comunidade Marista. “Durante esses dias especiais, me afastei totalmente das demandas cotidianas e pude aprofundar minha fé, minha espiritualidade e meus valores. Conhecendo um pouco mais da vida religiosa dos Irmãos Maristas e dos leigos que atuam nas frentes de missão”, afirma.

Durante os dias de evento, Gustavo afirma que houve vários momentos de partilha, que fizeram haver um sentimento de família ainda maior entre todos os maristas presentes. Ademais, através desta conexão de Deus com os participantes, Gustavo afirma que “afinal, é quando nos dedicamos aos outros que vivemos e sentimos Cristo em nós. Como disse o Ir. Carlos Wielganczuk, “todos nascemos da graça de Deus e somos fundamentalmente bons””.

Fotos: João Borges