A fim de promover oportunidades de trabalho e geração de renda para moradoras da Vila Torres, a Província Marista Brasil Centro-Sul e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) deram início a mais uma ação durante a pandemia. Trata-se do Curso Profissionalizante de Diaristas

A ação faz parte do projeto SOS Vila Torres e é coordenada pelo Grupo Carisma (Jesuítas, Maristas, Vicentinas, Bernardinas, Redentoristas e Bom Jesus-Franciscano). 

“Essa iniciativa visa auxiliar as participantes a entrar no mercado de trabalho e gerar renda para as pessoas que estão desempregadas e não tem uma educação formal”, destaca o Padre Joaquim Parron, coordenador do SOS Vila Torres. 

Curso de DiaristasCapacitação profissional

As aulas são ministradas por profissionais da saúde do Posto Capanema, incluindo teoria e prática. O curso trata de ética profissional, modos de apresentação no trabalho, planejamento da limpeza, cuidados pessoais, ergonomia, uso de produtos de limpeza, entre outros temas relacionados ao trabalho de diarista e cuidado das casas. 

Uma primeira turma de moradoras já conclui o curso. No último dia, foi realizado um estágio supervisionado e remunerado em casas de moradores idosos na própria Vila Torres. Além disso, o Grupo Carisma doou um kit limpeza para cada uma das alunas. As participantes também receberam um cartão de visita personalizado com seu nome em formato digital e impresso.

A saber, uma próxima turma do curso já está sendo preparada e deve ter início em novembro.

Formatura  

A formatura das primeiras 13 participantes foi realizada na tarde do dia 17 de outubro, no Colégio Esperança, com emissão de certificado pela PUCPR. 

Devido à pandemia da Covid-19, a cerimônia foi transmitida pelo canal do Farol 1817 no Youtube, para familiares e amigos pudessem acompanhar, na segurança de suas casas. Confira como foi esse momento:

Sobre o SOS Vila Torres

O SOS Vila Torres teve início em março, com o objetivo de atender às principais necessidades da comunidade, principalmente neste momento de pandemia. A campanha continua recebendo doações e quem quiser pode levar sua contribuição na Capela Nossa Senhora Aparecida, que fica na frente Rua Guabirotuba, 770, Vila Torres, em Curitiba. 

Clique aqui para saber mais sobre o projeto e colaborar com doações financeiras.