Campanha de Páscoa 2024 reflete sobre o tema da Campanha da Fraternidade e o acolhimento de Jesus para com todos. O desenho da campanha foi feito pelo artista Gleydston Barba.

Campanha de Páscoa 2024

A Campanha de Páscoa da PMBCS 2024 segue o tema da CF, “Fraternidade e amizade social”, cujo centro de nossa fé está na afirmação radical de nossa igualdade humana: “Somos todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). O versículo é tirado do último bloco de discursos de Jesus, justamente antes de sua entrega na cruz. Em João, no chamado discurso de despedida, Jesus também reforça o significado profundo da fraternidade: “Sois meus amigos” (Jo 15,15).

Jesus ressuscitado traz a vida para todos e confirma nossa vocação humana à fraternidade. Todos somos filhos e filhas de Deus e herdeiros segundo a promessa. Por isso “não há mais judeu ou grego, escravo ou livre, homem ou mulher, pois todos sois um só” (Gl 3,28).

Um dos símbolos do Cristo Ressuscitado que acolhe todos e nos chama à fraternidade são as mãos estendidas, acolhedoras, que servem, que tocam. A mão concretiza o sentimento de abertura e acolhida. As mulheres abraçam os pés do Ressuscitado (Mt 28,9), os discípulos de Emaús recebem das mãos dele o pão abençoado (Lc 24,30), Tomé põe a mão em seu lado (20,27).

Na tradição da Igreja oriental, há um ícone da ressurreição, em que Jesus aparece glorioso segurando pelas mãos os que estavam adormecidos na “mansão da morte”. Somos acolhidos, todos recebem a vida plena.

A Páscoa nos aproxima de Cristo e dos irmãos e irmãs. Pelas mãos, acolhemos e somos acolhidos, doamos e recebemos, abençoamos e somos abençoados. Vamos viver esse tempo com paz e fraternidade, pois “somos todos irmãos e irmãs”.

Páscoa e união

Na Páscoa, celebramos a ressurreição de Jesus Cristo e o renascimento espiritual que ela representa para todos. O versículo “somos todos irmãos e irmãs” (Mateus 23:8) ressalta a mensagem de união e fraternidade que a Páscoa também nos convida a refletir. Portanto, assim como Jesus ensinou o amor e a compaixão, a Páscoa nos lembra da importância de nos vermos como irmãos e irmãs, independentemente de nossas diferenças, e de estendermos a mão uns aos outros em amor e solidariedade. Neste período, convidamo-nos a renovar nossos laços de fraternidade e a praticar a compaixão e a empatia, valores centrais tanto na mensagem da Páscoa quanto na vida cristã.

Campanha de Páscoa Marista Brasil

O Marista Brasil produziu um material para a Campanha de Páscoa. No vídeo especial divulgado, se destaca a ressurreição em todos os sentidos:

 

Leia também

>> Como viver a Quaresma como Família Global e 1º Domingo da Quaresma

>> Tema da Campanha da Fraternidade 2024