Para celebrar o Dia do Educador Marista de 2023, celebrado em 15 de outubro, queremos reafirmar o nosso compromisso com uma educação acolhedora e transformadora. Acreditamos em processos educativos que valorizam o caminho percorrido por cada indivíduo, a partir das relações construídas com respeito, bem como do reconhecimento das potencialidades de cada um.

Um dos capítulos do livro “São Marcelino Champagnat: 85 capítulos – 450 de seus pensamentos”, de autoria do Ir. Fabien Landry, é dedicado a mostrar o que é um bom educador segundo o parecer (excluir) de São Marcelino Champagnat. Entre as características citadas está o fato do educador ser um semeador, sem necessariamente testemunhar a colheita.

“Educar não é uma missão fácil, sobretudo quando não se percebem frutos de seus esforços. Para São Marcelino Champagnat, esta verificação não deve arrefecer o educador, porque para ele, um educador é aquele que semeia primeiro, depois aquele que recolhe”, apresenta o livro.

Não é bonito pensar dessa forma?

Educação que conecta e desenvolve pessoas

Na arte elaborada especialmente para o Dia do Educador deste ano, compartilhada pelas Províncias da Região América Sul, é possível ver a figura de uma educadora de braços abertos para acolher os estudantes. Figura que colabora na subida de crescimento e desenvolvimento de crianças e jovens, degrau a degrau. Com a certeza de que “educar é um ato de amor”, assim como nos ensinou São Marcelino Champagnat.

Em destaque, na cor verde, vê-se a mão que segura o lápis para escrever sua própria história e inspirar outras tantas, que valoriza o protagonismo de cada pessoa, que é tocada por uma educação de qualidade. Seja como educador, seja como estudante.(excluir)

Agradecimentos e parabéns no Dia do Educador

Neste 15 de outubro, queremos agradecer e parabenizar todos os educadores, sobretudo os Maristas, que dão vida e significado à essência de nossa missão. São eles que contribuem para despertar propósitos e criar um mundo mais fraterno e humano.

O Irmão Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, envia mensagem parabenizando os educadores maristas:

Ao Educador Marista renovo, hoje, a estima e os laços maristas e profissionais que nos unem!

A vocês todo o meu reconhecimento e respeito pela missão que exercem em nossas instituições escolares, universitárias e de editora com toda dedicação, empenho e amor. A missão do educador moderno não é apenas a de ensinar e a de transmitir informações, mas a de levar os estudantes ao reino da contemplação do saber e da cultura da solidariedade.

Para mim, o magistério e a docência sempre foram e continuam sendo inquestionáveis, verdadeiros pilares da educação. Vocês são o nosso capital humano de valor inestimável!  Tem sido para mim emocionante, edificante e bonito ver os nossos professores e educadores, atuantes e renovados na pós-pandemia e reinvenção da educação, do ensino, da aprendizagem, da escola marista do presente e para o futuro.

Querido(a) educador(a) marista, obrigado pelo exercício da construção do conhecimento junto aos estudantes, sujeitos aprendentes, e por orientar o caminho da mediação dos saberes e das habilidades necessárias ao crescimento e desenvolvimento pessoal e acadêmico dos alunos para o presente e para o futuro.

Obrigado pelo esforço hercúleo do enfrentamento das dificuldades da pós-pandemia para garantir a aprendizagem da melhor forma possível aos nossos estudantes. Vocês deram e continuam dando um acolhimento, criatividade e ressignificação afetiva, socioemocional e profissional às aulas e atividades escolares. Tais aitudes possibilitaram aos estudantes e famílias uma ambiência e um caminho de confiança. E não poderia ser diferente, pois o professor é sempre aquele que orienta e corrige, motiva, e estimula o crescimento e desenvolvimento humano, acadêmico, pastoral, cultural das nossas crianças e jovens.

Queridos(as)  Educadores(as), o Dia dos(as) Professores(as) de 2023, mais que mera convenção social, é excelente ocasião de homenageá-los(as) e de poder expressar publicamente e fraternalmente a nossa admiração, gratidão, respeito, valorização pela dedicação e esforço ímpares em manter em alta a motivação e o entusiasmo dos nossos estudantes. A acreditar num outro mundo possível, num futuro melhor. Sem professores(as), não há educação verdadeira. Estejam seguros(as) de que os problemas da humanidade e os desafios do futuro sempre desafiaram e continuam a calar fundo no ser e no fazer dos(as) educadores(as).

Vocês são os(as) principiais responsáveis pela construção e sucesso de um novo PACTO EDUCATIVO GLOBAL, tão caro ao Papa Francisco e nosso!