Em cada início de ano, para além das metas pessoais e profissionais estabelecidas, os Maristas de Champagnat também celebram o aniversário de fundação do Instituto Marista. Momento de valorização da história iniciada por São Marcelino e, sobretudo, de renovação do compromisso com essa missão.

Essa história começou oficialmente no dia 2 de janeiro de 1817, no Vilarejo de La Valla, na França, tendo como primeiro nome Instituto dos Irmãozinhos de Maria. Um salto de fé dado por um fundador visionário e dois jovens. E que, passo a passo, foi reunindo mais pessoas em torno de uma obra educadora e evangelizadora.

Depois de várias fases de amadurecimento e desenvolvimento, o Instituto Marista que conhecemos hoje está presente em 79 países, nos cinco continentes.

Memória e fraternidade

Ao celebrarmos a fundação do Instituto Marista, somos envolvidos principalmente pela memória de fraternidade vivida pelos pequenos Irmãos de Maria há 207 anos. Pela origem do que entendemos como Pedagogia Marista, que nasceu da experiência de comunidade do Pe. Champagnat com os primeiros Irmãos. 

A partir desse jeito de ser e agir no mundo, reconhecemos que nas relações nos educamos e nos humanizamos. Além disso, fortalecemos vínculos e construímos um mundo novo.

Sonho que se sonha junto

No conjunto de artes compartilhadas entre as Províncias da Região América Sul para essa data especial, vemos as cores alegres de uma missão que permanece dinâmica e relevante no mundo.

Ano após ano, Irmãos, Leigos, Leigas, Colaboradores, Jovens, Voluntários Maristas, bem como os apoiadores desse propósito, seguem respondendo às demandas dos dias de hoje. Com propósito e esperança. Mantendo o carisma Marista vivo e atual.