Você sabia que uma bolsa de 450 ml de sangue pode salvar a vida de até três pessoas? Esse é o poder que uma única doação tem. Principalmente trazer esperança para quem precisa. Por isso, queremos aproveitar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro, para incentivar essa iniciativa.

Para manter o estoque adequado dos bancos de sangue é preciso manter um fluxo de muitas doações. De acordo com as orientações divulgadas pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), o ideal é que cada pessoa que esteja em condições doe sangue pelo menos duas vezes ao ano.

Sem dúvida, cada gesto concreto de solidariedade – assim como esse é capaz de ajudar na construção de um mundo mais fraterno. E com mais amor ao próximo.

Quem pode doar sangue?

O site do Hemepar apresenta as condições necessárias para ser um doador de sangue. Confira em seguida:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos completos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal);
  • Pesar no mínimo 51Kg;
  • Estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
  • Apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do Conselho Profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

Vale lembrar que homens podem doar sangue a cada 60 dias. E, no período de 12 meses, realizar até quatro doações. Mulheres podem doar sangue a cada 90 dias. E, no período de 12 meses, realizar até três doações.

Clique aqui para ver quais são os impedimentos para a doação de sangue e como é o procedimento.