Você pode escutar esse conteúdo. Dê o play:

Conversar com as crianças sobre os mais variados assuntos é importante. Alguns temas podem ser incluídos na rotina da família com os pequenos, nas brincadeiras, numa saída em família ou até mesmo assistindo a um filme em família: como falar sobre empatia com as crianças?

O que é empatia?


Empatia é a capacidade de tentar se colocar no lugar do outro e buscar entender como ele sente e vê uma situação. Parece algo grandioso – e é, em importância – mas não é complexo. Inclusive, há uma série de maneiras simples de praticar a empatia no dia a dia. 

Parte integral da vida cristã, a empatia pode ser um desafio para muitos adultos. Mas agir com altruísmo, empatia e compaixão é fundamental para construir relacionamentos sólidos, saudáveis, e um mundo melhor. 

Como ensinar empatia às crianças

O primeiro ponto fundamental é lembrar que crianças seguem o modelo dos adultos de suas vidas: pais, avós, familiares, professores, etc. Então é importante fazer o exercício de autorreflexão consigo: “como me comporto diante das emoções e necessidades dos outros?”.

Se identificar algo a ser melhorado, reflita, converse com Deus. Busque todos os dias trabalhar a compaixão pelo próximo dentro de si. Em relação às crianças, é essencial que usemos sua língua, sem complicar demais o conceito.

Autocontrole, solidariedade e empatia

Ensinar as crianças sobre a noção de grupo e comunidade é o primeiro passo para criar um adulto empático. Se elas entenderem que dividir com os outros o que têm é algo natural, por exemplo, é muito provável que, no futuro, essas crianças sejam pessoas altruístas. 

Logo em seguida vem o autocontrole: desde cedo é importante ensinar às crianças como regular suas emoções com acolhimento e amor. Nem sempre elas terão exatamente o que querem no momento desejado e, muitas vezes, isso acontecerá porque outra pessoa precisa da atenção (ou do brinquedo). 

Interação em ambientes sociais diferentes

Estar em contato com outras crianças de realidades diferentes é uma ótima oportunidade para conversar sobre empatia com os pequenos. Mostrar que são todos iguais, mas que uns têm menos do que os outros, e, de maneira simples e leve conversar sobre como o menos afortunado deve se sentir pode ser uma boa abertura para levar à reflexão. 

Falar sobre pluralidade de maneira lúdica, como em teatro ou outra atividade extracurricular, é também uma maneira de inserir os conceitos no dia a dia da criança sem que pareça uma aula ou palestra. Se ela puder escolher a atividade, melhor ainda! 

Filmes para falar com as crianças sobre empatia

O filme em família é também um caminho: histórias inspiradoras que tratam do tema envolvem a criança e a fazem entender ainda mais o que o personagem sente. 

Um exemplo é Extraordinário, o filme de um menino que nasceu com uma deformidade facial e precisou passar por 27 cirurgias. Ele tem vergonha de sua aparência e quando é hora de ir ao colégio, sofre com medo da impressão alheia.

Uma verdadeira aula de empatia, solidariedade e amor. Assista ao trailer abaixo: