É importante que as crianças tenham conhecimento sobre seus direitos e deveres

 

Entre as datas comemorativas de Outubro está o Dia das Crianças, sendo importante destacar que a educação infantil atualmente é um direito social, portanto é fundamental que os direitos e deveres das crianças façam parte do ensino dos pequenos e pequenas. Quando falamos de leis, pode parecer complexo abordar o tema, porém, existem alguns conteúdos que podem servir de apoio pedagógico aos pais, mães e professores. Confira a seleção a seguir com seis dicas para que crianças e adultos aprendam em colaboração.

 

Você pode escutar esse conteúdo. Basta clicar no play:

 

 

1 – Leis e Regras – Canal Lado Beco

 

De forma lúdica e divertida, meninos e meninas são coautoras desse documentário “Criança pergunta, criança responde: leis e regras”, produzido pelo canal Lado Beco. A narrativa apresenta as crianças abordando as regras e leis do seu cotidiano, pensando em: Como seriam as regras se elas fossem feitas por crianças? Como poderiam alterar as leis já existentes? Uma forma de exercitar a reflexão sobre os direitos e deveres.

 

2 – Fuskinha Podcast

 

Edição especial em comemoração ao Dia das Crianças abordou os 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente e os 31 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança, que fala diretamente sobre os direitos e deveres das crianças. O podcast aborda a importância do cuidado à infância como um dever de todos.

3 – Filme: O Menino que não Queria Nascer

 

Pedro é o protagonista dessa obra de viés histórico. O filme aborda a questão dos direitos das crianças e adolescentes no Brasil até a aprovação do artigo 227 da Constituição Federal e a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

4 – Podcast Marista Lab

 

Com conteúdo exclusivo sobre educação, o podcast do Marista Lab traz entrevistas com especialistas. Além disso,  apresenta histórias interessantes e dicas sobre temas do dia a dia das escolas. Confira os dois episódios destacados a seguir trazem a perspectiva dos direitos e deveres das crianças:

 

A criança, o adolescente e o empoderamento

Olhar de criança: o poder da autonomia

 

5 – Livro: Malala – A menina que queria ir para a escola

 

Esse livro retrata a história de Malala Yousafzai que quase perdeu a vida por querer ir para a escola. Em 9 de outubro de 2012, quando voltava de ônibus da escola, sofreu um atentado a tiro e poucos acreditaram que ela sobreviveria. A jornalista Adriana Carranca visitou o vale do Swat dias depois do atentado, hospedou-se com uma família local e conta neste livro tudo o que viu e aprendeu por lá. Ela apresenta às crianças a história real dessa menina que, além de ser a mais jovem ganhadora do prêmio Nobel da paz, é um grande exemplo de como uma pessoa e um sonho podem mudar o mundo.

 

6 – Defenda-se

A Campanha Defenda-se promove a autodefesa de crianças contra a violência sexual por meio de uma série de vídeos educativos com linguagem acessível e amigável. O conteúdo é apropriados para meninas e meninos entre 4 e 12 anos de idade. As informações apresentadas buscam mostrar às crianças formas de identificar situações de violência sexual no contexto familiar, escolar, e em outros locais de maior convívio, com objetivo de contribuir na quebra do ciclo de violência.

 

A iniciativa foi criada pelo Centro Marista de Defesa da Infância, tem como base o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, especialmente os Eixos de Prevenção e Protagonismo Infanto-juvenil, e o 3º Protocolo Facultativo da Convenção sobre os Direitos da Criança, que prevê a possibilidade de a criança denunciar à Organização das Nações Unidas (ONU) violações de seus direitos.

Saiba mais

Curso desafia professores e famílias a pensar uma educação integral

Relatório Social 2021: na Educação habita a esperança