No Dia dos Professores, vamos lembrar dos profissionais que, por meio do ensino, formaram gerações

 

Quem não se lembra de um(a) professor(a) marcante ao longo da vida estudantil? Em homenagem ao Dia dos Professores, reunimos alguns exemplos de professores que se tornaram referência na educação do nacional e mundial. Entre esses personagens, estão mulheres e homens que dedicaram suas vidas ao ensino e formação de crianças, jovens e adultos.

Sem tempo para ler este conteúdo? Você pode escutá-lo em formato de audiopost:

Emília Ferreiro

 

Argentina, radicada no México, Emília foi psicóloga e pedagoga. Sua atuação profissional envolveu uma intervenção na lógica tradicional do ensino, questionando a aprendizagem dos alunos e a relação dos professores. Assim, analisou como as crianças aprendiam a ler e escrever, e com isso mudou a maneira de se pensar a alfabetização, o que inclusive influenciou a educação brasileira nos anos 90.

Débora Seabra de Moura

 

Foi a primeira professora com Síndrome de Down no Brasil. Cursou o ensino regular em Natal (RN), e ao finalizar o Ensino Médio partiu para o Magistério, se formando após quatro anos e, então, começando sua atuação.

 

Durante a formação enfrentou preconceito dos colegas e até fez greve, se posicionando para ser respeitada na sala de aula. Apesar desses episódios, acabou por ser homenageada na formatura.

Maria Firmina dos Reis

 

Professora pública no município de Guimarães, no Maranhão, Maria Firmina, foi a primeira mulher a ser aprovada em um concurso público no estado para atuar no cargo de professora primária. Além disso, é considerada a primeira romancista brasileira. Enquanto escritora, foi pioneira na crítica antiescravista e seu primeiro romance Úrsula (1859), trouxe essa perspectiva a partir da humanização de personagens escravizados.

 

No ensino revolucionou ao criar, oito anos antes da Lei Áurea, a primeira escola mista para meninos e meninas. Como na época era um cenário impensável, a iniciativa acabou sendo encerrada em três anos.

Marcelino Champagnat

 

Em 1817, Marcelino Champagnat fundou o Instituto Marista, inicialmente denominado Instituto dos Irmãozinhos de Maria, na França. Foi um homem humilde, mas com grandes sonhos e visão de futuro. Dedicou-se à vida religiosa e, com fé em Maria, a Boa Mãe.  Dessa forma, construiu uma obra educativa dedicada à educação evangelizadora de crianças, adolescentes e jovens, especialmente aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

 

Champagnat foi canonizado em 1999 pelo Papa João Paulo II, que o reconheceu como santo da Igreja. Assim, hoje, após 200 anos de história, os Maristas de Champagnat (Irmãos, Leigos, Leigas e Colaboradores) ainda dão continuidade à sua obra de educação evangelizadora e cuidam da sustentabilidade da Missão em mais de 80 países.

Paulo Freire

 

Em 2021, foi celebrado o centenário de Paulo Freire, que é um ícone para a educação mundial. Nascido em Recife (PE), é considerado o Patrono da Educação Brasileira e autor da “Pedagogia do Oprimido”. Desenvolveu um pensamento pedagógico que defende a educação a partir de uma perspectiva de conscientização do estudante. Em 1963, liderou um grupo de professores que ensinou 300 adultos a ler e escrever em menos de 40 horas.

 

Então, depois desse conehcer a trajetória desses professores e professoras inspiradores, fica registrada a gratidão neste Dia dos Professores! Porém, ainda é importante congratular aqueles que diariamente segue esse exercício nas salas de aula por todo o mundo.

 

Saiba mais

9 Filmes sobre o Impacto da Educação

Direitos e deveres: 6 dicas para ensinar as crianças