Saiba como ser um Irmão Marista

Como ser Irmão Marista? Conheça os cinco passos para fazer parte!

Está sem tempo para ler agora? Experimente ouvir esse conteúdo, basta apertar o play!

A história dos Irmãos Maristas no mundo começou com Marcelino Champagnat, que  teve a bonita intuição de responder a uma necessidade social do seu tempo, no século 19 na França: a educação. Para seguir com essa missão, ele insistiu: “necessitamos de Irmãos!”. Assim, surgiu a Congregação dos Irmãozinhos de Maria. Vamos conhecer com mais detalhes essa história e os valores de um Irmão Marista?

O que nos torna Irmãos Maristas

Antes de tudo, o Irmão Marista é um homem amado e escolhido por Deus que vive o carisma de Marcelino, tendo Maria como modelo. O Irmão se dedica completamente ao propósito de educar e evangelizar crianças e jovens, especialmente os mais pobres, ajudando-os a encontrar e construir seus projetos de vida.

Ainda mais, ser Irmão Marista é uma missão que ultrapassa as fronteiras geográficas, conecta diferentes povos e fortalece uma missão iniciada há mais de 200 anos.

Hoje, são aproximadamente 2.800 irmãos promovendo ações nos cinco continentes e transformando a vida de mais de 654 mil crianças.

O papel da vocação na formação de um Irmão Marista

Primeiramente, precisamos entender o que é vocação e o papel dela na formação de um Irmão.

Vocação é um termo derivado do verbo no latim “vocare” que significa “chamar”. Diz respeito ao ato de escolher e de se dispor para uma missão.

No Batismo, tanto o homem, como a mulher, desde cedo, são chamados a viver uma vida em união, na qual Cristo e Igreja formam um elo vital. Através desse sacramento, passamos então a fazer parte do povo de Deus, inseridos na comunidade.

Além disso, nessa jornada, muitos jovens são tocados pela obra e pela missão de São Marcelino. Nesses casos, o vocacionado inicia então um processo de acompanhamento vocacional.

O acompanhamento vocacional proporciona a oportunidade de organização e aprofundamento do projeto de vida em direção ao carisma Marista e ao referencial bíblico. Em síntese, é um processo pedagógico fundamental para o amadurecimento das opções que estão sendo construídas pelo vocacionado.

Logo após esse processo, o jovem pode dar passos para aprofundamento de sua vocação. Isto é, ele pode ingressar em uma casa de formação ou em uma comunidade Marista que proporcione espaço para o cultivo.

As 5 etapas dessa formação são:

1ª Etapa – Aspirantado e Prepostulado

Aqui acontece um contato inicial, que visa identificar as motivações para se seguir esse caminho. A admissão ocorre por meio do pedido do jovem que já tenha sido apresentado à missão Marista e que pensa seriamente em se tornar um Irmão. Esse acompanhamento vocacional inicial pode durar de seis meses a dois anos, variando de pessoa para pessoa. O pedido é processado por meio do diretor de Vocações, com uma entrevista formal para saber se o solicitante está adequado e pronto para dar esse passo.

2ª Etapa Postulando

Nesse segundo passo o objetivo é postular o ingresso em comunidades de formação, para dar continuidade à trajetória em direção a se tornar um Irmão Marista.

3ª Etapa Noviciado

O jovem entra formalmente no Instituto dos Irmãos Marista para aprender a começar viver como Irmão. O vocacionado é chamado de noviço. Algumas das principais vivências nesse período incluem:

  • Aproximação da relação com Deus e com os Irmãos por meio da oração;
  • Meditação;
  • Estudo da vida Marista e da consagração.

Esta terceira etapa é uma fase de descobertas interiores de identidade e como Irmão Marista. Também se constitui um momento de apreciação pleno do sentido da fraternidade e da vida em comunidade. O jovem chega a um momento muito significativo, no qual faz seus primeiros votos.

4ª Etapa Pós-noviciado

Tendo se tornado Irmão, o jovem segue sua caminhada de aprimoramento e evolução na sua própria educação e da missão. Atua diretamente nas comunidades Maristas e passa a fazer parte mais ativa da comunidade provincial, junto com os outros Irmãos Maristas.

5ª Etapa – Profissão de Votos

Entre 5 e 9 anos após os primeiros votos chega o tempo em que o Jovem Irmão é convidado a fazer seus votos definitivos. Ser um Irmão Marista é um projeto de vida, que deve ser desenhado por cada pessoa, e no qual se leva em conta as potencialidades de cada um e os anseios próprios de realizações e busca de felicidade para a vida.

Bom, agora você já sabe um pouco da nossa história e as etapas para se tornar um Irmão Marista. Se você se sentiu tocado pela vocação e quer saber mais, basta deixar seu contato no formulário abaixo: