Com origens na língua germânica, como o inglês e o alemão, a palavra liderança vem de “leader” que significa “guiar, chefiar”. Em contextos organizacionais, frequentemente, a liderança é vista como uma habilidade essencial para o sucesso de quem deseja influenciar e motivar outras pessoas.

 

No contexto Marista, a liderança assume uma característica profética e servidora para cumprir a missão evangelizadora iniciada pelo fundador, Marcelino Champagnat. O carisma tem em Jesus sua referência. Isso porque, esse homem do século 1º, nascido em Nazaré, demonstra a importância da misericórdia divina, representando um modelo de líder a ser seguido.

 

Isso se soma à inspiração na vida de Maria e traz para liderança profética a responsabilidade de zelar pelo bem-estar comum, bem como, preservar a justiça social. Um líder profético deve ser capaz de questionar as realidades e propor novas soluções para os problemas do mundo, principalmente, aqueles relacionados às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 

E a postura servidora se relaciona à humildade e generosidade, de quem está sempre à disposição de ajudar quem precisa. Seguindo esse ideal profético e servidor, a liderança marista está apta a contribuir na construção de um mundo mais justo e fraterno. Assim, os representantes maristas são chamados a serem agentes de transformação social, trabalhando para promover a paz, a justiça e a solidariedade.

 

Na prática, superando e ajudando fazer a diferença no mundo, os líderes maristas estão comprometidos e podem atuar como:

  • Líderes Maristas promotores da educação de qualidade, independentemente, da origem social ou econômica dos educandos.
  • Líderes Maristas protetores dos direitos humanos.
  • Líderes Maristas promotores da paz e da reconciliação entre os povos.
  • Líderes Maristas leigos e leigas que estão alinhados à missão evangelizadora.

 

Para aprofundar

A série “Caminhar Marista” é uma coleção periódica de livros concebidos para fomentar reflexões espirituais. Por meio de pequenas histórias, citações religiosas, documentos da história Marista e fragmentos bíblicos, essa série oferece nove edições, todas disponíveis para consulta digital aqui.

 

A 9ª edição do “Caminhar Marista” mergulha profundamente na temática da liderança profética e servidora, um conceito cada vez mais relevante no atual cenário de gestão. Além disso, livro “Vozes Maristas: ensaios sobre liderança profética e servidora ” lançado pelo Instituto Marista oferecer aos líderes, Leigos e Irmãos um recurso formativo para repensar suas práticas.

 

Acesse aqui e saiba mais.

 

Saiba Mais

Curso de Liderança Profética e Servidora em Florianópolis (marista.org.br)

Liderança servidora é foco de novo livro do Instituto Marista