Se preferir. você pode conhecer este conteúdo em formato de audiopost. Basta dar o play:

 

Em diferentes partes do mundo, a população é impactada pela fome, pobreza, desigualdade e, até mesmo, por condições de conflitos locais como as guerras. As ações voluntarias realizadas pelo trabalho missionário contribuem na superação desses desafios coletivos. Escolher a missão é acreditar ser possível, por meio da união e de uma prática evangelizadora, encontrar espaço para que todos possam ter direito a uma vida digna.

 

O missionário pode praticar o voluntariando de diversas formas. Segundo o Papa Francisco, a missão é um chamado que pode ser exercido por todos os batizados e centra-se, sobretudo, em “estarmos disponíveis ao seu chamado e vivermos unidos ao Senhor nas coisas mais quotidianas, no trabalho, nos encontros, nas ocupações diárias, nas casualidades de cada dia, deixando-nos sempre guiar pelo Espírito Santo”, disse o pontífice.

 

De acordo com o levantamento realizado no ano passado pela Agência Fides, organismo vinculado à Congregação para a Evangelização dos Povos, o número de missionários Leigos no mundo é superior a 410,4 mil pessoas. E houve m aumento global de mais de 34 mil missionários. Essa força se une em escala global a outras iniciativas como por exemplo, o programa de voluntariado da Organização das Nações Unidas.

 

Anualmente mais de 7 mil mulheres e homens, de mais de 170 nacionalidades servem como voluntários às causas da organização que tem como propósito auxiliar em demandas como a manutenção da paz, organização de eleições, suporte em situações emergenciais, promoção dos direitos humanos, melhora das condições de saúde, preservação do meio ambiente, entre outros.

 

Missão solidária em comunidades estrangeiras

 

O servir dos Irmãos Marista é uma corrente solidária que se estende e fica à disposição das comunidades em uma escala global. Com 30 anos de vida consagrada como Irmão Marista, o Ir. Pedrinho Tambosi divide algumas histórias sobre as missões solidárias que participou. A solidariedade faz parte da vida de quem é marista e os irmãos, que também atuam na perspectiva do ser missionário, e estão sempre prontos quando chamados para vivenciar uma experiência como essa.

 

Saiba mais

Conheça o Voluntariado Marista

Somos todos irmãos: Centro Marcelino Champagnat acolhe imigrantes afegãos

Conheça a atuação dos Irmãos Maristas junto aos imigrantes haitianos em Itapejara D’Oeste