O caminho vocacional de um Irmão Marista é repleto de vivências e significados, onde acontece o chamado de Deus, para cumprir à missão de tornar Jesus Cristo conhecido e amado em todos os cantos do mundo, especialmente entre os pequeninos mais vulneráveis.

 

Essa jornada tem como base uma formação inspirada nos ensinamentos de Marcelino Champagnat, com uma abordagem de conhecimentos nas áreas humana, cristã e teológica, além da prática pastoral. A decisão em seguir a vocação para abraçar definitivamente à consagração no Instituto Marista, tem aproximadamente uma caminhada de dez anos: Aspirantado, Pré-Postulado, Postulado, Noviciado e Pós-Noviciado.

 

Com isso, os Irmãos tornam-se aptos a atuarem nas mais variadas áreas da evangelização de crianças e jovens, principalmente na educação, como na pastoral, na docência, na gestão e no acompanhamento. Sendo que, atualmente, existem cerca de 2,8 mil Irmãos do Instituto Marista, presentes em aproximadamente 80 países dos cinco continentes. Eles partilham sua missão com mais de 72 mil leigos e atendem aproximadamente 654 mil crianças e jovens.

 

“Não se tem uma vocação; a pessoa é vocação. Ao entrar no terreno do ser, a vocação engloba a totalidade da pessoa. Assim podemos entender que a busca da própria vocação coincide com a busca da felicidade, somente conhecida a partir da experiência do amor: experiência de amar e sentir-se amado por Deus e pelos demais.” – Irmão Ernesto Sanchez, Superior Geral do Instituto Marista.

 

Vocação

Em agosto, é celebrado o mês vocacional, que busca destacar as quatro grandes vocações: vida sacerdotal, vida matrimonial, vida consagrada e vida laical. A vocação dos religiosos consagrados Maristas ou Irmãos, não termina com a profissão definitiva na Instituto marista, mas continua a ser aprofundada durante toda a vida. A vocação do Irmão consagrado, se inspira no carisma deixado por Marcelino Champagnat, que tem como principal missão a evangelização de crianças e jovens por meio da educação.

 

Nesse sentido, a ação pastoral dos Irmãos, tem como foco às crianças e os jovens. Eles favorecerem a busca da vida em plenitude. Para isso, buscam favorecer e cultivar um ambiente educativo e social, sintonizado com o sonho de Deus para cada criança e para cada jovem.

 

Saiba Mais

“Mãe de Irmão Marista”: websérie apresenta como mães veem seus filhos na vocação

Histórias e reflexões do Irmão Sadi Cella

E se o seu projeto de vida for ser um Irmão Marista?