O Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) permite ações em projetos que trabalham com quem mais precisa. Apoio acontece para ações as quais se identificam com a temática da Campanha da Fraternidade de cada ano, definida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

Campanha da Fraternidade 

Para entender o FNS, criado em 1998, é preciso relembrar a Campanha da Fraternidade. Ela é uma proposta, com um tema e lema definidos a cada ano pela Igreja Católica no Brasil . Ela foi criada em 1964, em Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal (RN), pelo Bispo Dom Eugênio de Araújo Sales. A campanha é sempre pensada como uma expressão do caráter de caridade e solidariedade em favor da dignidade humana.  

Atualmente, a Campanha da Fraternidade tem objetivos definidos: 

1 – Despertar o espírito comunitário e cristão no povo de Deus, comprometendo, em particular, os cristãos na busca do bem comum; 

2 – Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho; 

3 – Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária (todos devem evangelizar e todos devem sustentar a ação evangelizadora e libertadora da Igreja). 

Fundo Nacional de Solidariedade

O Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), criado pela CNBB em 1998, recolhe 40% da coleta nacional de solidariedade realizada no Domingo de Ramos em todas as comunidades católicas do Brasil e os destina para apoiar projetos sociais em todo o país. Esses projetos precisam estar alinhados aos princípios da solidariedade, da justiça social e, também, às temáticas da Campanha da Fraternidade. O FNS, fruto do gesto concreto dos cristãos, assume o seu compromisso social como importante instrumento para apoio a iniciativas de enfrentamento das condições de pobreza e miséria. 

Guia Prático para Projetos do Fundo Nacional de Solidariedade

Em parceria com a CNBB, a PMBCS e a FTD Educação lançaram o curso Guia Prático para Projetos do Fundo Nacional de Solidariedade. O curso tem como objetivo capacitar pessoas e organizações para a produção de projetos que trabalhem a solidariedade e o bem-estar social.  

A formação tem 4h de duração e trabalha o processo de desenvolvimento, estruturação e apresentação de projetos eficazes para o FNS. O curso se divide em cinco módulos, que trabalham o contexto que se insere o FNS: a Campanha da Fraternidade, o edital, como elaborar um projeto e tutoriais de cadastro. 

Para mais informações e inscrições no curso, acesse o link: Campanha da Fraternidade 2024 (marista.org.br).